A Avaliação de Desempenho é um instrumento aplicado pela gestão de recursos humanos, muito utilizado pelas organizações, que visa identificar na atuação dos funcionários, problemas de integração, supervisão, motivação, etc. Ela parte do pressuposto de que cada indivíduo tem um potencial que pode ser desenvolvido, o que reflete em seu desempenho.
Caso o desempenho desejado não seja alcançado, o que se pode fazer para aumentar o potencial do colaborador? Um treinamento de liderança? Um curso para aprender um novo idioma? Mudar a sua função?
Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho da empresa é um instrumento não apenas de mensuração, ou realizado para apontar falhas, mas sim uma ferramenta para aproveitar o melhor do potencial de cada funcionário, detectando como ele pode melhorar, traçando metas e objetivos para isso.
Como implantar uma Avaliação de Desempenho?
Segundo Wagner Siqueira, autor do livro “Avaliação de Desempenho – Como romper amarras e superar modelos ultrapassados”, o processo de avaliação de desempenho deve ser dividido em etapas:
- Acompanhamento diário do comportamento do funcionário em suas atividades, dificuldades, satisfação, integração sempre com feedback instantâneo do gestor;
- Identificação e resolução imediata dos problemas emergentes, procurando manter a de motivação do funcionário;
- Entrevistas de avaliação de desempenho, onde o avaliador e avaliado analisam em conjunto os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas atividades e orientações ou se for o caso, corrigem ações do avaliado.
Neste processo de avaliação, o gestor precisa avaliar os pontos fortes e pontos fracos dos funcionários, a fim de identificar formas de melhoria, necessidade de treinamento e aperfeiçoamento ou até mesmo remanejamento do funcionário para outras áreas em que poderia render mais. Essa avaliação sempre busca o equilíbrio das metas das empresas com o bem-estar e satisfação do funcionário.
Métodos de avaliação de desempenho
Existem diversos métodos da avaliação de desempenho para se realizar no quadro de funcionários de uma empresa. O uso de cada um dos métodos varia de acordo com o gestor e suas ideias, objetivos e método de trabalho. Assim, vamos listar alguns dos métodos de avaliação mais utilizados:
1. Autoavaliação
Como o próprio nome diz, é a avaliação feita pelo próprio avaliado sobre a sua performance em relação as atividades e funções desempenhadas. Como em alguns casos há falta de sinceridade, o ideal é que após a autoavaliação, o gestor discuta os resultados com o avaliado. Por isso, o método da autoavaliação deve ser realizado em conjunto com outros métodos.
2. Avaliação 360 graus
Dentre todos os métodos de avaliação de desempenho, a avaliação 360 graus é a mais completa, pois é realizada com todo o círculo de interação do avaliado. Assim participam da avaliação tanto o avaliado quanto gestores, colegas, colaboradores, fornecedores e até clientes.
3. Avaliação de potencial
Esse método é focado na carreira do funcionário na empresa. Ele tem como objetivo identificar quais os pontos fortes do avaliado que facilitarão o desenvolvimento das atividades que lhe serão atribuídas no futuro. Dessa forma, a empresa consegue identificar quais são os seus principais talentos e quais estão trabalhando abaixo de suas capacidades.
4. Balanced Scorecard (BSC)
Balanced Scorecard é a metodologia de avaliação de desempenho criada pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. O método deles avalia o desempenho sob quatro principais perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Assim, são definidos objetivos para cada um desses itens e posteriormente, tarefas para alcançá-los.
Quando realizar a Avaliação de Desempenho?
A Avaliação de Desempenho pode ser feita em qualquer momento que o gestor achar necessário. Mas o ideal seria que fosse realizada mensalmente a partir da contratação do funcionário, a fim de conseguir uma melhor análise da evolução da empresa com o funcionário em questão. Em muitas empresas, a avaliação de desempenho ainda não é realizada, pois seus gestores alegam que esse processo requer muita operação e poucos resultados. No entanto, um processo de avaliação de desempenho conciso e efetivo, pode se tornar uma ação muito positiva e motivacional para todo o quadro de funcionários e, consequentemente, para a empresa.
Por que fazer a Avaliação de Desempenho?
Por meio da Avaliação de Desempenho, é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma empresa. Sua aplicação pode ajudar os funcionários a entender suas funções, objetivos, expectativas, e o sucesso de seu desempenho. Além disso, fornece informações à gestão de Recursos Humanos para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento de cada indivíduo.
Entretanto, ela também pode gerar um certo desconforto entre os colaboradores, já que a necessidade de avaliar é uma fonte contínua de tensão. Para alguns, o processo explícito de julgamento pode ser desmoralizante e causar ansiedade e angústia nos funcionários. No entanto, em seu nível mais básico, a Avaliação de Desempenho é o processo de examinar e avaliar o desempenho de um indivíduo, podendo haver um meio termo aceitável entre a necessidade de avaliar os funcionários objetivamente, e a necessidade de incentivar e desenvolvê-los.
O intuito de sua aplicação é possibilitar o desenvolvimento profissional, o que não implica, de modo algum, em coagir os funcionários ou manipular seu comportamento. Muito pelo contrário, a Avaliação de Desempenho exige um relacionamento no qual cada um possa assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, e de forma planejada, colocá-lo em ação.
Assim, pode-se pensar na Avaliação de Desempenho como um importante meio para identificar os talentos dos colaboradores, otimizando o desempenho da equipe, e estimulando os esforços para alcançar resultados positivos para os funcionários, e consequentemente, para a empresa.
Neste artigo, vamos apontar quais são as 5 maiores vantagens da Avaliação de Desempenho para a gestão da sua empresa. Confira!
1. Melhoria da produtividade
A Avaliação de Desempenho pode ter um efeito profundo sobre os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores. Ela oferece aos funcionários o reconhecimento por seus esforços de trabalho, aumentando o estímulo e a motivação para o trabalho, pois a sua objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais, e por isso, também nos resultados da organização.
Sendo um meio para desenvolver a gestão de recursos humanos da organização, a Avaliação de Desempenho viabiliza a identificação do grau de comprometimento de cada funcionário, bem como, quem possui qualificação superior ao cargo que executa.
Ela também define em que medida os programas de treinamento contribuem para a melhoria do desempenho dos funcionários, e colabora com a promoção do autodesenvolvimento de cada colaborador, decidindo se deve haver maior remuneração e promoção àqueles com desempenho satisfatório. Isso contribui para a melhoria da produtividade, gerando ganhos para todos: funcionários e organização.
2. Identificação de novos talentos
Muitos empresários já sabem da importância de reter talentos, e essa é a maior prioridade em organizações de todos os portes. Afinal, são esses funcionários que ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio, dando sustentação às vantagens competitivas da empresa. Mas como identificar esses talentos?
Com a Avaliação de desempenho, é possível identificar e valorizar o potencial dos seus funcionários, tornando-os mais motivados, melhorando o ambiente profissional e proporcionando o desenvolvimento da empresa. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários.
É essencial que os talentos da empresa tenham a sua performance reconhecida. Este reconhecimento não é somente monetário, mas também se dá através de um feedback positivo, ou seja, o funcionário deve saber que seu papel é imprescindível para o sucesso do negócio.
3. Feedback
Quando criamos expectativa nas pessoas, elas esperam que os resultados sejam apresentados, que os planos de desenvolvimento sejam traçados, e mais do que isso, elas querem ter o feedback do seu trabalho. A Avaliação de Desempenho possibilita esse retorno aos funcionários analisados, para que possam investir em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.
O processo de avaliação não pune nem demite um funcionário que apresente um resultado insatisfatório, mas avalia seu potencial e, se necessário, orienta-o a mudar de atitude, focando no que pode ser melhorado. Dessa forma, gasta-se menos com a troca de pessoal e os funcionários respondem positivamente à avaliação.
4. Eliminação de “achismos”
A Avaliação de Desempenho evita os “palpites” a respeito do trabalho do funcionário. Ela possibilita que o gestor obtenha informações reais para avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão de recursos humanos da empresa. Os colaboradores também passam a entender os objetivos da gerência imediata. Após a avaliação, é estipulada uma nova meta e uma diretriz mais focada para os objetivos da empresa.
Para muitos funcionários, uma entrevista oficial de avaliação pode ser a única alternativa para ter acesso exclusivo e ininterrupto com o seu supervisor. O valor dessa interação entre supervisores e subordinados não deve ser subestimado. Ambos podem reconhecer e chegar a um acordo sobre as necessidades de formação e desenvolvimento individuais.
5. Viabilização da transformação
Manter a Avaliação de Desempenho pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas da sua empresa, independentemente do seu porte. Por um lado, seus funcionários são incentivados a melhorar seu desempenho, ou através de uma dica que pode mudar um comportamento recorrente.
A Avaliação de Desempenho também ajuda a reforçar as habilidades e motivar o funcionário a melhorar e buscar conhecimento nas áreas que precisam de mais atenção. A discussão de deficiências passadas pode levar a correções e melhorar o desempenho dos colaboradores.
A Avaliação de Desempenho provê dados úteis para a tomada de decisões, podendo ser usada como base para aumento de dividendos ou salários, bônus e outros incentivos financeiros. Sendo assim, sua aplicação não é apenas importante no sentido de promover o desenvolvimento do colaborador que está sendo avaliado, mas também gera a transformação necessária para a empresa manter-se competitiva e em constante evolução.
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