É cada vez maior o número de empresas que optam pela inclusão de seus produtos na internet visando o aumento das vendas e, por consequência, a melhora do seu fluxo de caixa, e se o objetivo é a melhoria das vendas, ter um e-commerce integrado com o Mercado Livre é parte, praticamente obrigatória, para o processo como um todo.
De maneira um pouco mais técnica, o Mercado Livre trata-se de uma plataforma chamada de marketplace, e esse tipo de plataforma é exatamente do que a maioria das empresas estão precisando, embora muitas delas sequer saibam disso.
Mas antes de explicarmos como o seu e-commerce integrado com o Mercado Livre pode aumentar suas vendas, vamos falar rapidamente sobre o marketplace, seu funcionamento e suas principais vantagens.
O marketplace é como se fosse um shopping center on-line, ou seja, diversas lojas em um mesmo local, vendendo produtos iguais ou similares, de maneira a possibilitar ao comprador a chance de escolher as melhores condições para que possa realizar sua compra.
A maior vantagem de estar presente numa plataforma dessas é aumentar consideravelmente sua visibilidade e, caso sua empresa possua algum diferencial, até superar a concorrência com grandes empresas.
Imagine o seguinte: assim como num shopping center, um produto é vendido por uma grande marca, mas também está presente em lojas menores. A partir do momento que o comprador esteja circulando pelos corredores do shopping, dá de cara com a sua vitrine, com um ótimo atendimento por parte dos seus funcionários e, com isso, opta por realizar a compra com você, e não com a grande marca.
Em outras palavras, o shopping possibilitou que o comprador visse sua loja e constatasse as qualidades do seu atendimento, proporcionando a possibilidade da sua venda, e é exatamente isso que o marketplace faz pelo seu e-commerce, só que num ambiente virtual.
Para que uma loja virtual possa fazer parte da plataforma, é preciso pagar uma taxa estipulada pelo próprio marketplace. Em geral, o valor é cobrado através de uma porcentagem das vendas já realizadas. Além disso, a plataforma já possui toda sua estrutura montada, o que inclui as formas de pagamentos e prazos, bastando apenas, que as empresas negociem as taxas com a plataforma escolhida.
Uma potência chamada “Mercado Livre”
Entendidos os benefícios de um marketplace, vamos falar um pouco sobre o Mercado Livre em si. Presente em 14 países, a plataforma possui milhões de usuários e está entre os 50 sites mais visitados do mundo. Além disso, possui uma incrível variedade de produtos e serviços comercializados de forma fácil e segura.
A plataforma possui um layout intuitivo, com um eficiente mecanismo de buscas e com algumas ferramentas que auxiliam tanto vendedores quanto compradores. Veja a seguir algumas dessas ferramentas:
Termômetro: esta ferramenta indica o quão confiável é o vendedor. Sendo o verde, o mais confiável e o cinza, pouco confiável. Vale ressaltar que em caso de poucas vendas, esse termômetro também ficará cinza.
Medalhas: essa ferramenta indica que o vendedor realizou muitas transações e recebeu várias avaliações positivas, além de seguir as normas impostas.
Reputação: nesta ferramenta é possível ver há quanto tempo o vendedor utiliza a plataforma, quantas vendas realizaram, a porcentagem de compradores que o recomendam e o fato de ser ou não um dos melhores vendedores do site.
O Mercado Livre ainda se disponibiliza a ajudar os compradores para o caso de haver qualquer tipo de problema com a transação.
A importância de um ERP para o seu negócio
ERP é um sistema de gestão que otimiza e integra os setores e as rotinas da empresa em um único lugar.
Através desse software gestores financeiros conseguem monitorar os resultados das empresas de forma fácil e rápida através dos relatórios oferecidos pela ferramenta. Além disso, diretores conseguem consultar seus estoques, produção, fluxo de caixa e diversos outros pontos de sua empresa com, apenas, alguns cliques no sistema ERP. Desta forma, os líderes da empresa podem se desligar um pouco do controle e do operacional para partir para uma atividade mais estratégica e que traga maiores retornos financeiros.
O ERP ainda facilita a vida dos empresários que decidem incluir seus negócios no ambiente digital através de um e-commerce. Isso acontece porque o ERP permite a integração das lojas física e virtual em um único sistema, permitindo um controle maior das suas vendas, de seu estoque, dos rendimentos e muito mais.
Outro fator de corte a favor do sistema ERP é o fato dele poder ser consultado de qualquer lugar, não necessitando estar presente na empresa, fábrica ou loja, por exemplo. Para isso, basta que seja contratado um ERP alocado na nuvem (na internet) e contar com o número do IP do computador de onde serão consultados os dados do sistema.
Existe também, um sistema alocado em um servidor dentro do local escolhido, entretanto, em geral, são mais custosos e apresentam problemas maiores. Veja aqui as diferenças entre os dois modelos.
E-commerce integrado com o Mercado Livre
O objetivo de integrar o e-commerce com o Mercado Livre é, sem dúvida, vender mais! Entretanto, outros fatores colaboram para que os empresários optem pela integração, como por exemplo, os fatores que facilitam a administração de mais esse canal de vendas.
O principal diferencial é o fato de ser possível gerenciar do conteúdo do Mercado Livre através do ERP. Veja a seguir algumas das funções que podem ser executadas através deste sistema:
- Criação e uso de templates
- Gerenciamento de atributos
- Gerenciamento de e-mails
- Gerenciar pedidos
- Gerenciar publicações
- Gerenciar qualificações negativas
- Gerenciar vendas
- Modificar publicações
- Notificações
- Pausar publicações
- Pedir qualificação
- Publicação massiva
- Qualificar
- Recadastrar
- Responder perguntas
Além desses pontos, ainda é possível importar os seus anúncios, publicar novos anúncios, receber as vendas e gerenciar toda a operação através do ERP.
Passo a passo da integração
Antes de iniciar o processo de integração é necessário realizar algumas parametrizações, o primeiro passo é ativar a integração, abaixo segue as orientações de como proceder.
Para ativar a integração
- No ERPFlex, acesseIntegrações > Parâmetros de Configurações > Mercado Livre e marque o box Integração Ativa;
- Na aba Mercado Livre, os campos: Mercado Livre Token e Mercado Livre Code serão apresentados em branco. Esses campos serão preenchidos automaticamente, com a autenticação da conta do cliente, esse processo ocorrerá no primeiro envio de produtos do ERPFlex para o Mercado Livre;
- Na aba Configuração ERPFlex, os campos virão preenchidos, não dependendo de nenhuma ação;
- Na aba Configuração de Venda, refere-se aos campos que são de preenchimento obrigatório ao gerar uma receita/faturamento. Sempre que houver uma venda concretizada no Mercado Livre, os campos virão preenchidos com as informações fornecidas nessa aba:
- Vendedor: escolher entre os vendedores cadastrados no ERPFlex;
- Natureza: escolher entre as naturezas cadastradas no ERPFlex;
- Banco: escolher entre os bancos cadastrados no ERPFlex;
- Dias de Vencimento: informar quantidade de dias para recebimentos de vendas concretizadas, essa informação deve ser obtida junto ao Mercado Livre;
Permissão de Integração
É nessa etapa que ocorrerá a permissão para integração entre os sistemas ERPFlex e o Mercado Livre, para que isso ocorra é necessário que a integração esteja ativa em parâmetros de configuração. O processo para gerenciar essa permissão ocorrerá apenas uma vez, ao clicar no menu Produtos, segue abaixo as orientações.
Para Permitir a Integração
No ERPFlex acesse Integrações > Mercado Livre > Produtos, o redirecionamento para o Mercado Livre será automático;
Nesse momento, ocorrerá o redirecionadas para a tela de login do Mercado Livre conforme imagem abaixo, informe o usuário e senha e clique em Entrar;
Após acessar a conta, será apresentada a tela de Integração com o aplicativo APPERPFlex, conforme imagem abaixo. Clique em Permitir para que ocorra a integração da sua conta no Mercado Livre com o sistema gestão ERPFlex;
Após clicar em Permitir, será feito o redirecionamento automático para a tela de Produtos (que serão anunciados no Mercado Livre a partir do ERPFlex), onde será possível determinar quais produtos serão anunciados. Nos próximos acessos a tela de Produtos, as telas anteriores não serão mais apresentadas, exceto quando a integração for desfeita;
A partir daí, começa a configuração dos produtos, das publicações, dos anúncios e o controle das vendas em si. Para conhecer o processo completo, clique aqui!
Não perca mais esta vantagem do ERPFlex para sua empresa!
Ficou com alguma dúvida sobre como o e-commerce integrado com mercado livre? Quer receber mais informações sobre integrações e atualizações do sistema? Fale conosco!