Antes de saber como tornar sua empresa competitiva, é preciso ter em mente, muito claro, que toda empresa nasce para resolver um problema!
A quantidade de empresas que resolvem o mesmo problema diferencia o quão inovadora sua empresa é e o quanto ela está na frente da sua concorrência. O ERPFlex por exemplo nasceu para ajudar, com ferramentas tecnológicas, pequenos e médios empreendedores a serem mais competitivos em seus nichos.
Por mais fácil que seja dizer que sua empresa é diferente da concorrência, na frente do cliente, muitas vezes, fica difícil deixar essa diferença clara. E o grande problema aqui é que se você não possui um diferencial competitivo muito claro, sua única resposta contra os seus concorrentes será o preço, que em outras palavras, significa menos margem, menos lucro e menos capacidade de investir e manter seu diferencial.
Agora, não se preocupe se você está exatamente nesse momento, você não é diferente da maioria das empresas. Exatamente por isso, estruturei esse artigo que visa te ajudar a refletir sobre sua estratégia competitiva, seu atual diferencial e como criar um plano para migrar de um oceano vermelho para um oceano azul.
Neste artigo você irá aprender:
O que é diferencial competitivo?
O que são os oceanos vermelhos e oceanos azuis?
O que é diferencial competitivo?
Quando seu cliente te compara aos seus concorrentes quais são as diferenças percebidas por ele? Qual atributo seu produto ou serviço possui que o torna único?
Diferencial competitivo, também chamado de vantagens competitivas são o conjunto de características que permitem a uma empresa destacar-se entre as concorrentes e faz com que seja percebida de maneira diferente perante o público alvo. De forma resumida, diferencial competitivo é, portanto, o motivo pelo qual os clientes escolhem compram seus produtos e serviços, e não a dos seus concorrentes.
Empresas que possuem diferencial competitivo, em média são:
- 48% mais lucrativas;
- Crescem 40% mais rapidamente que as empresas do seu segmento;
- São a primeira opção de seus clientes;
- Vendem 70% mais que seus concorrentes.
E se eu não tiver esse diferencial, o que fazer? Será necessário rever sua estratégia de negócio. Por mais que mercados diferentes existam mais de uma empresa atuando no segmento, a não diferenciação cria um negócio de baixo valor, pouco sustentável e que tem poucas chances de realmente dar certo.
Oceano Vermelho vs Oceano Azul
Outro ponto que falei na introdução deste artigo diz respeito ao Oceano Vermelho e Oceano Azul.
Na sua empresa só se pensa em acabar com a concorrência e isso é pauta em todas as suas reuniões? Os autores do livro “A estratégia do Oceano Azul”, Renée Mauborgne, W. CHAN KIM, explicam o motivo.
Isso acontece por conta das estratégias tradicionais se basearem em modelos militares e que vão muito mais para um posicionamento defensivo, que de uma construção de uma proposta de diferenciação.
Fazendo uma analogia com guerra, o modelo de competição no mercado diz que para alguém vencer, alguém tem que perder. Essa competição violenta causa danos a ambos os combatentes empresariais e enche a água de sangue, criando um “oceano vermelho”. Neste oceano, as empresas que competem terminam com perda de mercado, redução nos lucros e baixo crescimento. A competitividade exagerada, apesar de parecer essencial para a cultura atual de negócios, já não é mais a única estratégia corporativa.
Por isso, no lugar de pensar em como você irá derrotar seu concorrente, você precisa pensar em como torná-lo irrelevante. Os autores chamam isso de criar oceanos azuis, onde novos mercados são criados de maneira a não existir conflitos e o crescimento e lucros se tornarem abundantes.
Esse pode até parecer um conceito estranho num primeiro momento, mas muitas das indústrias e produtos que você conhece e utiliza todos os dias como carros, gravadoras, petroquímicos e até mesmo aviação, já partem deste conceito.
Como criar os diferenciais para tornar sua empresa competitiva?
Acho que já ficou claro que não vale a pena continuar seu negócio sem criar um diferencial, agora, como fazer isso?
Como tudo que tem valor, não é fácil criar um diferencial e isso não acontece da noite para o dia. Separei as mais consagradas ferramentas para te ajudar com a construção de uma estratégia vencedora.
Vamos lá?!
As 5 Forças que Movem a Competição:
Michel Porter explica que os movimentos de um mercado competitivo são guiados por 5 forças fundamentais, são elas:
Ameaça de entrada:
A ameaça de entrada ocorre quando novos participantes surgem para disputar um pedaço de mercado dentro de um segmento (Market Share). Novos entrantes estimulam a concorrência e podem representar um problema para uma empresa estabelecida. A ameaça de entrada pode ser reduzida, dependendo das barreiras de entrada que existem dentro de um setor.
Intensidade da rivalidade entre concorrentes:
Quanto maior a luta entre empresas existentes para conquistar uma maior penetração de mercado (Market Share), maior a dificuldade de uma estratégia competitiva. Nesse caso, a batalha ocorre em diversos aspectos: verba de mídia publicitária, competições por preço, pesquisa e desenvolvimento e qualidade do serviço.
Pressão de produtos substitutos:
Quando produtos de outros segmentos começam a disputar seus clientes e seu orçamento, pode ocorrer a substituição, alterando as dinâmicas do mercado. Quando, por exemplo, o smartphone começa a impactar a venda de laptops, temos um exemplo clássico de pressão de produtos substitutos;
Poder de negociação dos compradores:
Quanto mais poder de negociação o comprador tem, menores os lucros de um determinado segmento. Isso pode se dar através da demanda por menores preços, mais qualidade e mais opções para escolha do cliente.
Poder de negociação dos fornecedores:
Quanto maior o poder de barganha dos fornecedores para aumentar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços oferecidos, menor controle uma empresa tem sobre sua penetração de mercado e sua lucratividade.
Através do entendimento destas 5 forças, é possível entender a dinâmica competitiva de qualquer mercado e assim planejar a estratégia de acordo com o que ele pede.
Identificar seu diferencial competitivo tem que ser uma prioridade em sua empresa. Se diferenciar oferece menos trabalho e mais dinheiro do que ser igual a todo mundo, por isso, deve estar em sua lista de prioridades.
Além das teorias citadas é muito importante analisar o negócio como um todo, repensar o modelo de negócio, sua estratégia de diferenciação e como sua empresa vai migrar de um oceano vermelho para um oceano azul. Conte conosco para te ajudar nessa empreitada.
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