Com o crescimento acelerado do mercado global de comércio eletrônico, as opções de plataformas também aumentaram significativamente. Neste cenário, descobrir qual plataforma de e-commerce usar quando você está construindo sua loja online pode ser uma tarefa bastante confusa – especialmente se você não tem uma formação técnica nessa área.
Este post tem a intenção de facilitar a sua escolha pela plataforma mais adequada às necessidades do seu negócio. Para isso, elaboramos uma lista de requisitos que você deve considerar quando for definir qual a melhor plataforma de e-commerce para sua empresa. Confira!
O que é plataforma de e-commerce?
É um sistema que possui as ferramentas necessárias para o gerenciamento e visualização da sua loja virtual. Através da plataforma de e-commerce, é possível incluir no site as imagens de produtos com seus preços e respectivos estoques; incluir meios de pagamento; gerenciar o envio e frete dos pedidos e analisar relatórios estratégicos do seu negócio.
Escolher a plataforma de e-commerce para a sua loja online é um dos primeiros passos do planejamento para começar a vender pela internet. Portanto, é fundamental que você opte por uma plataforma que atenda ao seu Plano de Negócio, pois uma mudança nessa ferramenta pode causar infortúnios desnecessários. Além disso, a escolha certa é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa nesse segmento.
Por onde começar?
O principal meio de definir uma plataforma de e-commerce é avaliar as operações e objetivos determinados inicialmente no planejamento do seu negócio. Buscar uma solução que atenda suas necessidades de curto prazo pode ser uma armadilha que desafiará a boa relação entre custo e benefício. Portanto, faça uma análise de quais são as suas expectativas de médio e longo prazo, para então definir os critérios da sua plataforma de e-commerce.
Abaixo, listamos alguns fatores que devem ser levados em consideração, de acordo com seu negócio, e que o ajudarão a definir qual a melhor opção para sua empresa. Vamos a eles?
1. Customizações
Questione se a plataforma de e-commerce pode ser customizada e se ela atende o seu plano de comunicação, sendo aderente à identidade da sua loja virtual. É fundamental ter uma plataforma customizada de acordo com as suas regras de negócio.
A plataforma de e-commerce deve possibilitar adicionar ou modificar características, bem como a construção de um projeto personalizado e exclusivo a uma marca. Também deve permitir melhorias constantes para a experiência do usuário no site – o que desempenha um papel importante no cenário altamente competitivo do comércio eletrônico atual.
2. Suporte Contínuo
O fornecedor da plataforma de e-commerce conta com uma equipe para te ajudar em sua loja virtual, resolvendo questões técnicas e tirando dúvidas sempre que você precisar? Quais são os canais que a plataforma disponibiliza para o suporte técnico? Esses canais serão suficientes para o dia a dia do negócio? Qual o tempo de resposta de cada chamado ou correção técnica?
Essas perguntas devem ser feitas na hora de definir qual plataforma atende suas necessidades. Uma equipe de suporte técnico disponível é fundamental para ajudá-lo com quaisquer problemas que possam surgir.
3. Implantação
Do estoque ao carrinho de compras, sua loja deve estar pronta para você cadastrar os seus produtos, fazer as configurações iniciais e começar a vender. Por isso, você deve se informar sobre a implantação da plataforma de e-commerce. Após a liberação do ambiente, qual o prazo médio dos projetos de implantação dessa plataforma?
Procure saber se a plataforma também faz a criação do layout da loja virtual, bem como os ajustes necessários, conforme sua necessidade. Este layout deverá ser responsivo, ou seja, acessível também em dispositivos móveis, como celular e tablet.
4. Flexibilidade
Para saber se a plataforma de e-commerce é flexível, faça as seguintes perguntas:
- Ela permite atualização conforme novas necessidades?
- Quais são as camadas que podem ser alteradas na plataforma?
- Você pode mudar a estrutura de HTML e CSS ou somente efetuar customizações de layout?
- Existe flexibilidade para integração com sistemas internos da empresa?
- É possível trabalhar com projetos especiais e modelos diferentes de negócio, como clubes de assinatura, venda de serviços ou produtos personalizados?
5. Funcionalidade
Questione quais são as funcionalidades disponíveis na plataforma de e-commerce. Veja exemplos:
Checkout facilitado: fazer o checkout significa encerrar um processo. No mundo das lojas virtuais, especificamente, significa encerrar o processo de compra.
O grande problema do checkout para lojas virtuais é que ele é um dos maiores responsáveis pelo “abandono do carrinho de compras”, ou seja, o cliente não efetua a compra quando encontra muitos obstáculos. Um checkout interessante é aquele que garante a comodidade dos clientes e conversões para sua loja.
OmniChannel: Atualmente, o consumidor compra por conveniência em lojas físicas e virtuais, ou seja, ele é multicanal. A principal vantagem disso é a diversidade de canais para vender e o aumento do engajamento do cliente à marca, que fica mais exposta em diversos pontos de atração, como, por exemplo, marketplaces, vendas no atacado e televendas.
Gerenciar sua loja física e virtual em um único lugar é um benefício que a plataforma integrada com um sistema de gestão empresarial, ou ERP (Enterprise Resource Planning) pode lhe oferecer. O ERP integrado garante mais eficiência e controle com baixo custo operacional.
6. Integrações
Lojas virtuais que pretendem crescer, que fazem parte de redes de lojas físicas ou que já têm uma operação maior, requerem uma solução robusta de ERP. Caso contrário, o controle de estoques e de processos se torna um caos e o faturamento começa a ser corroído por vendas de produtos esgotados e indisponibilidade de produtos que estão em estoque.
Com a plataforma de e-commerce integrada ao ERP, é possível acessar e controlar todos os processos da empresa de onde quer que você esteja, inclusive utilizando dispositivos móveis.
Procure uma plataforma de e-commerce que integre com o ERP ou que já tenha o ERP nativo. Também é importante saber se existe flexibilidade para integração com as demais tecnologias, como atendimento via chat online, segurança da informação, bancos, gateways de pagamento, gestores de frete, etc.
Conclusão
Estes são apenas alguns dos pontos que devem ser analisados na hora de escolher uma plataforma de e-commerce. Depois de responder a todas essas perguntas, defina a prioridade de cada um desses critérios e avalie qual plataforma irá satisfazer as necessidades que se apresentarão no futuro.
O caminho certo depende do seu modelo de negócio e requisitos. Como última palavra, a mudança de uma plataforma de e-commerce de uma loja está instalada e funcionando não é realmente um processo simples, e pode ser, realmente, um pesadelo. Então, certifique-se de tomar uma decisão prudente e bem-informada. O dinheiro bem gasto nessa fase pode significar economia no futuro.
Para se informar ainda mais, leia também nosso artigo “Como criar um site de vendas de sucesso”.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em nos contatar, ficaremos felizes em ajudá-lo!