Vender produtos online pode ser uma grande máquina de fazer dinheiro. Em vez de pagar aluguel e assumir os inúmeros gastos que uma loja física despende, você pode abrir um site de compras e vender a todos em todos os lugares, gastando bem menos e lucrando muito mais.
Mas iniciar um negócio online pode ser difícil, especialmente se for sua primeira vez. No entanto, isso não significa que você precisa cometer erros de marinheiros de primeira viagem. Há uma frase famosa que diz: “Só um tolo aprende com seus próprios erros. O homem sábio aprende com os erros dos outros”. Portanto, você pode começar evitando os 10 erros clássicos que cometem os “aventureiros online”. Ao evitar estes erros, a maior parte do caminho para o sucesso online estará garantida!
1. Falta de foco
Na internet, ainda mais do que no mundo físico, uma pequena empresa tem que ter um foco nítido. A exemplo disso, temos a gigante Amazon.com, que tem nos livros a principal categoria de venda. Uma pequena empresa tem que apontar para um nicho da forma mais acentuada possível.
Como regra geral, um negócio vai bem na internet se ele puder prosperar ao lado do Walmart. Não há distância física no mundo virtual: você está realmente ao lado do Walmart. Então, se vender apenas uma seleção menor dos mesmos produtos, você não terá chance.
Como fazer sucesso, então? Segmentando. Existem milhares de nichos rentáveis que as grandes empresas não têm tempo para se concentrar: rodas de skate, sementes orgânicas, relógios antigos, etc. O ponto-chave é escolher um nicho que seja do tamanho certo para você.
2. Ausência de tráfego
Você não pode simplesmente abrir um site e esperar que as pessoas a apareçam. Pode até obter uma certa quantidade de tráfego dos motores de busca livre, mas se realmente quiser ter sucesso, terá que criar o tráfego.
Não espere que os clientes venham até você. Descubra onde eles estão, e vá até eles, traga-os para sua loja. Ou seja, pense em que locais seus clientes estão propensos a visitar, anuncie nesses lugares ou partilhe conteúdos em troca de referências. Em seguida, meça quais sites enviam a maioria dos clientes, e concentre-se neles.
3. Obstáculos às compras
O maior erro já cometido no e-commerce, provavelmente, foi do Walmart. Durante os dois primeiros anos online, eles “obrigavam” os visitantes a criar uma conta, com um ID de usuário e uma senha, para então colocar algo no carrinho de compras.
Esse tipo de obstáculo paralisa compradores, como uma parede de concreto. A maioria das pessoas que colocam um item em seu carrinho de compras ainda está apenas navegando. Elas não estão comprometidas a comprar. Se você colocar um grande obstáculo no caminho do cliente, ele simplesmente vai desistir da compra.
4. Spam
É fácil comprar listas com milhões de endereços de e-mail. Você pode pensar que o envio de e-mail para um milhão de pessoas é uma boa maneira de promover o seu site. Esse e-mail é chamado spam, e é um grande erro.
Você poderá até ter algum tráfego, mas será visto por inúmeras pessoas como um amador. Isso é ruim para qualquer negócio, mas é um desastre para um site de compras, onde os consumidores têm que confiar em você, sem vê-lo e sem poder falar cara-a-cara.
Como um comerciante online, você precisa de uma reputação impecável. Spam não é a maneira de conseguir isso.
5. Um site gerado dinamicamente
Alguns sites são gerados dinamicamente. Tecnicamente, um site dinâmico é um site onde as páginas que você vê são criadas no momento que você o acessa. O conteúdo do site está em um banco de dados e é construído na hora que você entra nele, ou seja não existe um documento html ou similar armazenado. Soa como uma coisa boa ser “dinâmico”, certo? Mas na verdade, é a pior coisa que um site de compras pode ser.
A razão é que motores de busca ignoram páginas geradas dinamicamente. Então, se você pensou em criar um site dinâmico para compensar o que gastou em publicidade, é importante saber também que um site gerado dinamicamente terá quase zero de tráfego.
6. Um site lento
Quando você cria um site, é tentador colocar em um monte de gráficos extravagantes. Eles fazem a sua loja parecer muito melhor, pelo menos para o seu designer gráfico. Mas não é assim que funciona para os consumidores. A maioria deles visitam sua página através de um modem. E todos esses gráficos tornarão o seu site lento para navegar.
Isso significa que se o site tiver muitos gráficos, as pessoas não vão querer esperar para vê-lo. Eles simplesmente sairão e irão e para outro lugar. Lembre-se, ninguém está interessado em esperar.
7. Aparência Superficial
Em geral, o web é bastante superficial, mas uma loja online não pode se dar ao luxo de ser assim. Um site de vendas tenta convencer as pessoas a comprar, por isso, ele precisa mostrar o quanto é estável e confiável.
Se você quer que os visitantes usem seus cartões de crédito, terá que passar uma imagem de solidez. Como fazer isso? Através de gráficos. Tudo o que há em uma página da internet são texto e gráficos. O texto não difere aparentemente um site do outro mesmo, mas os gráficos sim.
Porém, como já foi dito, você tem que tomar cuidado. Se fizer mau uso ou uso excessivo de gráficos, você terá um site lento. Mas se souber o que está fazendo, ou usar o software que sabe o que está fazendo, poderá fazer páginas de alta qualidade que baixam em menos de 10 segundos.
8. Preços regulares de varejo
Geralmente, é um erro de cobrar preços regulares de varejo na internet. A segurança não é o que impede as pessoas de fazer pedidos online. É a falta de familiaridade. É preciso treinar as pessoas a comprar de você. A menos que você lhes dê um incentivo, eles não tomarão a atitude da compra.
Os preços baixos são o melhor incentivo. Vender online é muito mais barato, então, talvez, você possa cobrar mais barato de um produto do que ele custa nos catálogos, por exemplo. Por que não dividir a diferença com os seus clientes? Se você não oferecer este incentivo, seus concorrentes oferecerão.
A Amazon.com dá descontos tão altos para os compradores online, que às vezes, não tem lucro. Eles são estúpidos? Não, eles estão treinando os consumidores a comprar deles. Funciona. Quando o cliente descobre como requisitar a Amazon, ele não tem vontade de procurar outro lugar.
9. Não ter estratégia de SEO (Search Engine Optimization)
Como as pessoas irão encontrá-lo? Há uma boa chance de que procurem sua empresa ou produto usando um dos principais motores de busca, o Google. Para que seu site de compras apareça nas primeiras páginas de resultados de pesquisa, você deverá ter um plano de SEO (sigla de Search Engine Optimization, que em português, significa “Otimização para Mecanismos de Buscas) para o seu site. SEO é mais do que palavras-chave; ele também se concentra em como o seu site é construído, como as imagens são nomeadas e que dados são analisados por robôs de busca que realizam essas pesquisas rapidamente.
10. Não ter um software ERP para seu site de compras
A principal atividade de um site de compras é, certamente, aumentar o seu volume de vendas. Isso é o que garante o sucesso do seu negócio. Mas, quanto maior for esse volume, mais complexos serão os processos que englobam sua loja virtual: cadastro, troca, etiquetagem, controle de estoque, controle de fluxo de caixa, entrega, faturamento, etc. Como administrar tudo isso sem cometer erros que podem resultar na insatisfação do seu cliente?
É aí que surge a necessidade de integrar e controlar todos esses processos operacionais do site de compras em um sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning). Esse sistema permite colocar em prática ações que visam a qualidade do serviço prestado e o bom atendimento, afinal, ele integra as informações de todos os departamentos da empresa e canais de venda, evitando brechas para as falhas.
Conclusão
Construir um negócio online é um trabalho árduo. No entanto, por mais que você se empenhe, os pequenos detalhes podem sabotar seus esforços. Certifique-se de, regularmente, investir algum tempo para analisar a sua loja, seus canais de marketing e seus objetivos, para se certificar de que você está no caminho certo.
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