É sabido que vivemos em tempos onde o moderno se torna obsoleto em poucos meses e que possuir um diferencial pode fazer com que a sua empresa se destaque da concorrência, por isso, conhecer os benefícios do cartão BNDES pode significar o sucesso ou a salvação do seu negócio.
Antes de mais nada precisamos entender o que de fato é o cartão BNDES. Trata-se de um cartão destinado às micros, pequenas e médias empresas onde existe um crédito pré aprovado e destinado ao desenvolvimento da empresa. A finalidade do cartão é ajudar essas empresas brasileiras a crescer, se modernizar e se desenvolver, o que traz benefícios aos empresários e à economia nacional.
Vale dizer que o cartão possui vantagens que o diferem com relação aos outros tipos de crédito que existem no mercado, aliás, os benefícios atingem não somente os compradores, como também os fabricantes e distribuidores, o que faz desta, a melhor opção.
Uma das suas vantagens é que ele conta com a menor taxa de juros possível e é emitido por diversos bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica, Banco do Brasil e muitos outros. São essas instituições, inclusive, que definem o limite de crédito para as empresas, a concessão do crédito em si, além de serem os responsáveis pela cobrança das parcelas. Parcelas que por sinal, podem chegar a 48, dependendo do acordo com o fabricante ou distribuidor, desde que parta de um valor mínimo de R$ 100,00 por parcela.
Com relação ao crédito disponibilizado, além das menores taxas, outro dos seus maiores benefícios é o fato do crédito ser rotativo, ou seja, conforme as parcelas vão sendo pagas, o valor passa a estar disponível novamente, isso sem contar que ainda é possível contar com mais de um cartão por CNPJ, desde que sejam através de bancos emissores diferentes.
Quais as normas para solicitar o cartão BNDES?
Embora o cartão BNDES seja imensamente vantajoso, especialmente se comparado com empréstimos e financiamentos, existem algumas regras a serem seguidas e, por isso, nem todo empresário consegue o acesso ao crédito. Por isso, vale se atentar às normas antes de contar com o benefício.
Em primeiro lugar, a empresa precisa estar em dia com todas as suas obrigações federais, fiscais, sociais e estar com seus impostos atualizados e pagos. Além disso, é preciso que o faturamento bruto anual da empresa não passe dos R$ 90 milhões anuais.
Outro ponto crucial é que a empresa precisa demostrar a capacidade de honrar com as prestações. E também é crucial, que a empresa não apresente quaisquer restrições cadastrais como protestos, cheques devolvidos ou a falta de pagamentos de empréstimos e afins.
Quais investimentos são permitidos através do cartão BNDES?
Muito bem, considerando que a empresa atenda às normas citadas e obtenha o crédito através do banco emissor, é chegada a hora de entender quais são os investimentos permitidos através do cartão BNDES.
Antes de mais nada, a empresa precisa atuar em atividades que sejam apoiadas pelo BNDES como por exemplo, contar com um índice de nacionalização de, no mínimo, 60% (é possível realizar este cálculo no site do cartão BNDES).
O BNDES visa ainda o aprimoramento pessoal das pessoas que atuam diretamente nos negócios, desta forma, financia também cursos de profissionalização para diversos segmentos.
Veja a seguir uma lista com alguns dos principais artigos que o BNDES considera importantes no processo de desenvolvimento e modernização das empresas:
- Máquinas e equipamentos
- Bens de produção
- Insumos
- Serviços
- Caminhões e carros
- Softwares de gestão
- Cursos profissionalizantes
Qual o benefício para o fornecedor?
Falamos bastante sobre os benefícios dos compradores através do uso do cartão BNDES, entretanto, o fornecedor, que pode ser tanto fabricante quanto distribuidor, também conta com alguns ótimos benefícios.
O principal deles é que o fornecedor, mesmo que realize a venda em até 48 vezes, recebe o valor líquido da compra de uma só vez, 30 dias após lançar a nota fiscal no portal do cartão. Desta forma, o fornecedor não corre o risco de contar com os comuns casos de inadimplência, e nem mesmo chega a comprometer seu capital de giro.
Vale explicar que para que distribuidores se cadastrem no portal do BNDES, eles devem ser indicados pelos fabricantes, que por sinal, podem indicar até 100 distribuidores de uma só vez. Desta maneira, é possível garantir a procedência dos produtos ou serviços e manter a qualidade no crescimento das empresas.
Conclusão
Bem, para concluirmos o tema, vale afirmar ainda que todo o processo que gira em torno do cartão BNDES é muito simples, desde a solicitação do crédito até a escolha de produtos e fornecedores, passando pela, também fácil, etapa onde os fornecedores se cadastram e entram em contato com seus novos clientes. Praticamente todo o processo pode ser realizado através do portal, com o auxílio de um login e uma senha.
Um ponto que ainda difere esse sistema é que na própria plataforma, é possível encontrar todos os fornecedores credenciados bem como seus produtos. Além disso, o cartão ainda, não só possibilita, como incentiva a negociação entre fornecedores e compradores. O papel do BNDES neste caso, só entra em pauta, uma vez toda a negociação ter sido concluída entre as partes.
Outra facilidade encontrada no portal é a possibilidade de simular o financiamento antes mesmo de fechar uma compra, desta forma, fica mais fácil evitar imprevistos que possam interferir na saúde do fluxo de caixa da empresa.
Mas atenção, não se esqueça de que o seu negócio precisa estar em dia com suas obrigações e precisa, ainda, ser capaz de honrar com cada parcela acordada. Para isso, possua pleno controle sobre o funcionamento e bom andamento do seu negócio. Caso queira saber mais sobre como manter a saúde financeira da sua empresa, veja aqui a Bíblia da Contabilidade para Pequenas e Médias empresas.
Ou, fale com um dos nossos especialistas.
Esperamos que tenham ficado claros os benefícios do cartão BNDES. Caso queira saber mais sobre este, e outros temas que acercam os pequenos e médios negócios, assine nossa Newsletter.