Diversas são as empresas que se preocupam em como fazer o controle de estoque corretamente. Essas empresas compreendem a importância desse processo, bem como os benefícios que ele pode trazer.
Por mais que seja possível realizar o controle de estoque por planilhas, o ideal é optar por uma ferramenta profissional especializada que otimize seu trabalho e traga informações mais confiáveis. Para entender melhor como fazer o controle de estoque e a razão dessa tarefa ser tão importante para a saúde do seu negócio, confira o texto abaixo! Mais do que isso, aqui você encontrará dicas importantes sobre como melhorar os processos da sua empresa!
Por que fazer um controle de estoque na sua empresa?
Perceber a importância do controle de estoque não é uma tarefa complicada. Afinal, se você não o controla, terá perdas e prejuízos – seja por não ter o produto disponível para venda ou por ter produto demais estocado.
Portanto, é necessário fazer um monitoramento de tudo que há em estoque. Deve ser feito também uma análise sobre os itens, seu fluxo de entrada, saída e verificação de perdas e roubos.
Essa prática traz inúmeras vantagens para a empresa, já que permite:
· entender o seu giro de estoque;
· estimar as vendas e projetar compras;
· otimizar seu investimento;
· planejar a produção;
· analisar a saída dos itens;
· comercializar e precificar os produtos da maneira correta.
7 Dicas de como fazer um controle de estoque eficaz!
Não é possível entender como fazer o controle de estoque corretamente sem termos um bom exemplo para isso. Dessa forma, listamos 7 importantes dicas para manter sua empresa organizada.
Essas sugestões te auxiliarão a diminuir as perdas e aumentar seus lucros. Fique atento e, se não as praticar ainda, comece agora mesmo!
1- Invista em treinamentos
Nenhum processo irá funcionar em sua empresa se você não contar com uma equipe apta a realizá-lo. Por isso a importância de capacitar o seu time constantemente. Se possível, sempre com o que há de mais novo no mercado.
A informação é um bem precioso, e dividi-lo com os demais é o que transforma uma empresa em um time. Assim, invista em treinamentos para que seus colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias para ajudar a alavancar o seu negócio.
2 – Entenda seu estoque
Grande parte das empresas buscam informações de como fazer o controle de estoque porque não tem a menor ideia do que está armazenado. Em geral, são empresas que compram sem muita análise e tornam esse espaço em um local cheio de itens sem procura.
Com essa informação em mente é preciso analisar o seu estoque e saber quais itens estão ali e há quanto tempo. Através desses dados será possível entender quais produtos têm mais saída e quais tem menos. Desse modo, você terá o conhecimento necessário para realizar compras mais assertivas, assim como promover os produtos “encalhados”.
3 – Realize inventários
Uma tarefa básica de qualquer empresa é realizar inventários constantes e detalhados. Essa atividade visa entender tudo o que há no estoque. E normalmente traz algumas surpresas, como itens extras ou até mesmo produtos esgotados que continuam à venda, por exemplo.
Portanto, é um processo que precisa ser feito regularmente. A maioria das empresas investe na prática uma vez ao ano e outras a fazem a cada 6 meses.
4- Adicione uma margem de segurança
Mesmo fazendo todos os processos de maneira correta, sempre ocorrem falhas. Algumas são evitáveis e outras são inerentes ao processo. Por exemplo: inevitavelmente algum item será perdido durante o processo de armazenamento ou quebrará ao cair no chão.
Infelizmente a possibilidade de roubo existe; outra variável é a expiração da data de validade antes da venda. Logo, se faz importante adicionar uma margem de segurança
aos seus índices. O mais indicado é compreender a média desse tipo de situação e aplicar a porcentagem em seus custos.
5- Organize o espaço
Independentemente do tamanho ou do setor de atuação, uma empresa que se preocupe em como fazer controle de estoque deve focar em organização. Afinal, não é possível realizar o monitoramento de um ambiente em que caixas estão jogadas no chão ou de itens danificados, por exemplo.
Então, a organização do estoque primordial para seu controle. Se necessário, invista em prateleiras, estantes e outros objetos que facilitem esse processo.
6- Aposte na comunicação
Na maioria dos casos, os departamentos não conversam entre si: a comunicação é distante do comercial, que por sua vez não mantém contato com o estoque e esse não dialoga com o primeiro. Ou seja, não há como esses três setores trabalharem em conjunto para melhorar os resultados da empresa.
Assim, analise os itens que estão parados no estoque, chame as áreas envolvidas e converse. A comunicação destes setores viabilizará estratégias capazes de encontrar um público que possa adquirir esses produtos. Tudo é possível se houver coordenação.
7 – Automatize seus processos
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos ao ponto de tornar-se irracional sua não aplicação em empresas. Por isso, o sistema ERP se apresenta como a grande resposta para quem se pergunta sobre como fazer o controle de estoque de forma simples e automática.
As ferramentas disponíveis no mercado são capazes de te auxiliar com inúmeras tarefas. Basicamente, elas podem automatizar seus processos, diminuir falhas, reduzir custos e facilitar muito a vida dos colaboradores.
Entenda o papel de um sistema ERP na gestão de estoque!
Focando neste último tópico, é interessante buscar um ERP que te ajude em como fazer o controle de estoque. Esses softwares, robustos e completos, foram feitos com funcionalidades que visam fazer com que o processo ocorra corretamente. Algumas de suas funções incluem:
· organização do espaço;
· cadastro dos itens;
· melhoria no fluxo de venda;
· precificação assertiva;
· gestão de compras;
· plano financeiro;
· gerenciamento de arquivos;
· relatórios e análises;
· integração.
Conheça o ERPFlex e otimize o controle do seu estoque!
A necessidade de investir em ferramentas apropriadas faz parte de um controle de estoque eficiente. Essas plataformas que irão agilizar seus processos; assim como, consequentemente, modernizarão sua empresa como um todo.
No momento de escolher por um ERP, porém, o mais indicado é contar com parceiros competentes e de confiança. Ficou com alguma dúvida? Marque uma reunião com um dos especialistas da ERPFlex e descubra como podemos te ajudar a conseguir melhores resultados!