Com certeza você optou pela contenção de despesas em todas as crises que a sua empresa enfrentou. Aliás, somos capazes de apostar em números homéricos de empresas que optaram pela mesma saída. O problema é que esse é um caminho vicioso e que não soluciona efetivamente o problema.
Optar por soluções rápidas como a contenção das despesas pode até funcionar num primeiro momento, mas não é uma solução escalável e que resolve o problema a longo prazo, ela apenas oferece um pequeno respiro para o próximo mês, onde, provavelmente, se faz necessário mais algum tipo de contenção. Mas então, qual a solução?
Neste artigo mostraremos como salvar seu negócio sem que sejam necessários cortes de pessoal, sem baixar seus preços, sem sacrificar seus produtos com matéria prima de segunda linha e assim por diante.
Por que a contenção de despesas não é a melhor saída?
Em primeiro lugar, é preciso entender o porquê da contenção de despesas não ser a melhor saída.
Veja, é claro que economias são bem vindas, mas cuidado para não optar pelas economias erradas, ou seja, aquelas que mascaram uma situação. Por exemplo, o corte de funcionários…embora ele simbolize uma diminuição de custos em salários e encargos mensais, as demissões também custam um dinheiro dos cofres da empresa, sem falar que se algum funcionário foi demitido, alguém precisa assumir suas tarefas ou ela deixará de ser executada.
Outro exemplo que podemos dar é a diminuição dos preços de seus produtos na intenção de aumentar o volume das vendas, o que, mais uma vez, trata-se de um grande equívoco. Veja, ao baixar seus preços, você automaticamente está dizendo aos seus clientes que aquele produto vale menos que o valor cobrado anteriormente. E mais, seus clientes ainda podem ficar desconfiados do porquê da diminuição (dependendo do produto, as pessoas pensam que pode se tratar de algo prestes a estragar ou que esteja com algum tipo de defeito impossível de notar a olho nu).
A mesma linha de raciocínio serve para a aquisição de matéria prima e insumos de segunda linha (consequentemente mais baratos). Muitos clientes entendem que para se adquirir um produto de qualidade é preciso pagar um pouco mais por isso, assim, você não quer que seus produtos fiquem conhecidos como de segunda linha e que, por consequência, não podem custar mais caro.
Dependendo do tipo de contenção de despesas existe a grande possibilidade da empresa se afundar ainda mais, por isso, devemos dar preferência para economias mais escaláveis e que não interfiram na viabilização do negócio como um todo.
Então, como salvar o meu negócio?
Bem, cientes de que a maioria dos empresários escolhe o caminho “mais fácil” (entre aspas porque definitivamente este não é um caminho fácil), vamos mostrar agora algumas maneiras de aumentar o faturamento do seu negócio sem a necessidade de nada do que falamos até aqui. Vamos lá:
Controle seu estoque
A primeira maneira de aumentar o faturamento de um negócio está no seu estoque. Escrevemos diversos artigos sobre o tema justamente por entendermos que esse é um dos setores mais importantes em uma empresa, embora sofra com um certo descaso.
Inúmeras empresas não possuem qualquer controle de seu estoque e, com isso, deixam produtos encalhados, outros ficam em falta, existem furtos, enfim…uma verdadeira bagunça.
Por isso, vamos ver algumas dicas para que seu estoque seja seu maior aliado:
- Trabalhe com estoque de segurança: nem mais nem menos que o necessário para atender sua demanda;
- Conheça seus produtos: saiba quais são os produtos que mais vendem e aqueles que são responsáveis pela maior parte de seu faturamento;
- Faça inventários: inventários periódicos ajudam a criar planos de ação para produtos encalhados e ajudam a manter o controle do setor;
- Controle seu estoque: saiba quem tem acesso aos seus produtos bem como quantos produtos existem de cada tipo, desta forma, se torna mais difícil possíveis furtos.
Reveja seus processos
Reveja todos os seus processos em busca de falhas operacionais. Desta forma, se torna mais fácil a otimização de processos que visam aumentar a produtividade do negócio como um todo. Nesta etapa, é muito importante a ajuda e opinião dos funcionários atuantes em cada setor, afinal, eles podem entender melhor que um empresário sobre como manipular uma máquina ou equipamento, por exemplo.
DICA: Recomendamos a revisão de processos em todos os setores da empresa.
<< MAPEAMENTO DE PROCESSOS, COMO FAZER DA MANEIRA CORRETA?>>
Atue no Regime Tributário adequado
Atuar no Regime Tributário adequado é a única forma de economizar em tributos de forma legal. Levando em conta que se trata de uma escolha anual e existem regras específicas para cada tipo de Tributação, vale a leitura do artigo “Como escolher o melhor Regime Tributário na minha empresa?”
Dê valor aos seus produtos
Procure agregar valor ao seu produto para que, assim, possa cobrar mais por eles.
Conforme falamos, os clientes não se importam em pagar mais por determinado produto desde que ele ofereça uma excelente experiência ao cliente.
O artigo de Thiago Reis, um especialista em Marketing, mostra exatamente como acrescentar valor a um produto pode aumentar o ticket médio de suas vendas.
Renegocie com seus fornecedores
Uma vez que seu estoque esteja sendo controlado de perto, fica mais fácil saber com antecedência quais serão seus pedidos, assim, também é facilitado o processo de negociação.
Opte por pedidos maiores para produtos com maior saída e, assim, negocie melhores condições comerciais. Seja um bom cliente para seus fornecedores e eles o recompensarão.
Conheça seus clientes
Quando falamos em conhecer seus clientes, falamos em entender seus costumes para alcança-los da melhor maneira possível.
Parte desse conhecimento está em entender como seus clientes gostam de realizar suas compras: pela internet, em grandes quantidades, através de revendedores em seus bairros…
Esse conhecimento possibilita que sua empresa adeque seu modelo de venda à expectativa do cliente, ou seja, passa a contar com lojas virtuais, com distribuidoras ou representantes e assim por diante. É o que chamamos de multicanal.
Além disso, fica mais fácil planejar ações de marketing, promoções e qualquer outro meio de vender mais.
Possua um Sistema de Gestão
Por fim, mas extremamente importante, tenha a ajuda de um sistema de gestão. É ele quem viabiliza um melhor controle do seu estoque, possibilita aos gestores o acompanhamento dos setores de compras, vendas, financeiro, fiscal e da empresa como um todo.
Além disso, ele ainda possibilita a criação de Tabela de Preços por cliente (mais uma ótima maneira de aumentar o faturamento), o acompanhamento da interação com seus clientes (algo que permite entender seus costumes e personalizar o atendimento), acompanhamento da interação com fornecedores e assim por diante.
É importante ressaltar que uma das principais vantagens desse sistema é a eliminação de erros humanos, algo que, infelizmente, ainda é uma das maiores causas da perda financeiras nos negócios. Existem casos em que esses erros geram até multas que devem ser pagas ao governo.
Conclusão
De forma sucinta, a melhor maneira de salvar seu negócio é realizar mudanças que visam aumentar a produtividade e as vendas e não a contenção de despesas. É claro que muitas vezes a economia se faz necessária, não estamos dizendo o contrário…estamos apenas dizendo que se a economia visa salvar uma empresa, então ela não é o melhor caminho.
Caso você queira saber como um sistema de gestão pode ajudar em tudo que falamos aqui, fale com um dos nossos especialistas e saiba qual melhor sistema para o seu negócio.