Querendo saber como realizar uma verdadeira inovação na empresa? Se perguntando como fazer uma empresa dar certo? Quais são os elementos que fazem a diferença entre uma empresa que vira líder de seu mercado e as demais? O que faz uma Apple ser tão valiosa? Como faz para cobrar tão caro em uma entrada de um circo como o do Cirque Du Soleil? Como algumas empresas ficam tão grandes que chegam a abrir o capital na bolsa?
É possível sistematizar o sucesso? Sendo bem sincero, é muito pouco provável, porém existem características semelhantes que fazem algumas empresas darem muito certo e outras encolherem.
Preparei esse artigo para te ajudar a refletir um pouco sobre como fazer sua empresa ser mais inovadora e com isso chegar mais longe.
Necessidade – Pai de toda a criação
Antes de mais nada, independente do mercado que você atua, o que a empresa vende tem que estar em sintonia com as “necessidades” de quem compra, ou seja, o mundo precisa querer aquilo que eu tenho para vender. Pode parecer algo óbvio, porém, muitas empresas deixam de se destacar, por não se esforçar para entender mais a necessidade de seu comprador.
Onde seu produto é consumido? Quais outros produtos podem tornar seu cliente mais satisfeito? Se você aluga equipamentos, já pensou como fazer para seu cliente ter mais sucesso durante o período de locação? E se o operador fosse junto? Ou se você capacitasse frequentemente o time do seu cliente? Quais outras necessidades não estão sendo supridas nesse momento. Crie uma lista agora e pense como agregar mais valor à sua oferta.
Recursos – Buscando mais simetria
É preciso garantir que o produto ou serviço esteja no lugar certo, na hora certa e pelo preço que o comprador possa pagar (ou seja RECURSOS e PROCESSOS). Independente da sua estratégia e do quanto você busca crescer, a simetria é a principal chave do seu sucesso. É o que faz seu modelo de negócio encaixar no seu mercado alvo.
Entretanto, para que isso aconteça é necessário que as pessoas da empresa tenham competência para desenhar, aperfeiçoar e operar os processos que produzem os produtos. PESSOAS SÃO O RECURSO MAIS IMPORTANTE.
TODOS os problemas que uma empresa possa ter são originados na quebra de simetria – no desequilíbrio entre Produtos, Recursos e Processos. Para ser competitivo você precisa ser eficiente, ter uma estrutura de custos que te permita chegar ao preço que remunere o negócio de maneira adequada.
Gerando valor
Se você é commodity vai ter de inovar fornecendo “bens”. Se é um “bem” terá de prestar “serviço”. Se é “serviço” terá de fornecer experiência. Esse é nosso caminho natural de evolução. Seu consumidor não quer apenas o seu produto, ele quer ser bem sucedido usando seu produto e você precisa migrar da entrega do produto, para a satisfação com seu produto.
Para se diferenciar é necessário seguir esses passos:
- Definir sua oferta de valor (qual problema eu resolvo?);
- Definir a forma de produzir e entregar o valor (como faço esse valor acontecer em meu cliente?);
- Ser eficiente na produção do valor (sistematizar a entrega de valor).
Problemas de inovação na empresa
Um problema de inovação é um gap, uma lacuna entre a situação atual e um estado idealizado a que queremos chegar. Lacunas existem porque não se consegue eliminá-las por alguma razão.
As pessoas só pagam por algo quando esse algo executa uma TAREFA que elas desejam realizar. Você paga o Netflix, porque é mais fácil consumir um filme lá do que gastar horas e mais horas buscando ele na internet, depois baixando, depois colocando em um pendrive e finalmente assistindo na sua TV.
Seu cliente funciona exatamente da mesma forma. Ele te paga porque é mais fácil, mais econômico, mais rápido ou mais eficiente do que ele mesmo fazer.
Identificação de oportunidades
Não pergunte ao cliente o que ele gostaria que seu produto fizesse. Na maioria das vezes ele não vai saber responder, muito pelo contrário, te falará de uma maneira totalmente oposta a sua necessidade. No lugar de perguntar, concentre-se na atividade que ele tenta executar (JOB), onde ele está perdendo tempo, eficiência e dinheiro. É aí que está a oportunidade.
Você tem que observar como ele vive sua vida e descobrir quais os JOBs que ele está tentando realizar. Concentre-se na função que deve ser desempenhada para satisfazer o JOB, não na forma de realização.
Uma vez detectado o JOB, você tem de identificar os recursos necessários para realizá-lo (gente, parceiros, tecnologia, produto, instalações, equipamentos, marca, dinheiro). Para ser verdadeiramente disruptivo, busque por recursos que já existem e que estão sendo subutilizados.
As oportunidades estão à nossa volta a todo momento, o grande problema é que nosso cérebro é programado para não notar. Você precisa mudar seu foco e seu esforço. O primeiro passo para encontrar algo é começar a buscar. Use as dicas desse artigo para encontrar oportunidades de diferenciação em seu mercado. Seus clientes estão suplicando por soluções mais eficientes e que os ajudem a ser mais bem sucedidos.
E aí, me conte qual foi a última inovação na empresa que você quer ver crescer? Qual foi a última vez que você realmente inovou? Compartilhe conosco o quanto que esse artigo foi útil.