Os clientes estão cada vez mais exigentes com o processo de entrega de um produto, sendo necessário implementar estratégias logísticas que aproveitem dos benefícios da tecnologia para oferecer um serviço de qualidade. Uma solução é a logística 4.0!
Conceito ligado à indústria 4.0, a logística 4.0 propõe uma mudança nos processos logísticos, tanto no chão de fábrica como em toda cadeia de produção. Continue lendo e conheça as principais tecnologias que compõem esse processo!
O que é Logística 4.0?
Utilizando as diretrizes da Indústria 4.0, a logística 4.0 usa a tecnologia para tornar os processos de distribuição de uma empresa coesos e inteligentes. Isso ocorre porque a indústria passa a utilizar equipamentos tecnológicos que aumentam a produção, assim como um ambiente mais moderno.
Com isso, é necessário que a própria gestão da cadeia de suprimentos evolua suas abordagens, a fim de coordenar os fluxos de materiais e informações dos fornecedores de matérias-primas com mais eficiência.
Como funcionam os processos de Logística 4.0?
Basicamente, a logística 4.0 funciona com a integração tecnológica com os processos logísticos. Dessa forma, é possível aproveitar o potencial da automação, da Inteligência Artificial e do IoT para revolucionar a operação.
Otimização da gestão de estoque
Sensores IoT são aplicados para monitorar em tempo real o nível de estoque e a movimentação de produtos. Como resultado há uma gestão de estoque mais ágil, precisa e adaptável, reduzindo custos, minimizando desperdícios e atendendo de maneira mais eficaz às demandas do mercado em constante mudança.
Controle eficiente da cadeia produtiva
Na cadeia produtiva, a Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning podem ser empregadas para aprimorar a previsão de demanda, ajustar automaticamente os planos de produção e otimizar os processos, resultando em uma produção mais ágil e adaptável. Além disso, a automação e a robótica são integradas para aumentar a eficiência da manufatura, reduzir os tempos de ciclo e melhorar a qualidade dos produtos.
Nesse sentido, a Logística 4.0 promove um controle mais preciso, ágil e responsivo da cadeia produtiva, permitindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas condições de mercado e demandas dos clientes.
Movimentação de mercadorias
A movimentação de mercadorias é otimizada através da aplicação de tecnologias avançadas que promovem maior eficiência e visibilidade ao longo da cadeia de suprimentos. Sensores e dispositivos IoT são utilizados para monitorar em tempo real a localização e as condições das mercadorias durante o transporte.
Já o Big Data e Analytics processam esses dados, proporcionando insights valiosos para otimização de rotas, previsão de tempos de entrega e identificação de oportunidades de melhoria. A automação de armazéns também pode incluir tecnologias como robótica e sistemas autônomos, agilizando as operações de picking e packing.
Melhor gestão de frotas
Dentro do contexto da logística 4.0, a gestão de frotas é aprimorada significativamente através da implementação de tecnologias avançadas e inovações digitais. A utilização da telemetria avançada e sistemas de comunicação em tempo real contribui para a comunicação eficaz entre a frota e a central de operações.
Atividade de roteirização
A utilização da IA e do Machine Learning permite a análise de dados históricos de tráfego, condições meteorológicas, padrões de demanda e outros fatores dinâmicos, permitindo a criação de algoritmos preditivos que otimizam automaticamente as rotas. Já os sistemas avançados de gerenciamento de frotas utilizam esses algoritmos para ajustar as rotas em tempo real, considerando variáveis em constante mudança.
Com isso, a logística 4.0 consegue otimizar a roteirização, melhorando a eficiência do transporte, reduzindo custos e minimizando os impactos ambientais associados às operações logísticas.
Principais tecnologias da Logística 4.0
Para que a logística 4.0 funcione, devem ser implementadas algumas tecnologias que são comuns ao ambiente corporativo inteligente. Dentre essas tecnologias, há algumas que se destacam.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de diversos aparelhos que usam linguagem comum e se conectam em rede através da internet. Seu principal objetivo é conectar os dispositivos que utilizam a internet. Com isso, se torna possível transmitir informações de um aparelho para outro, tornando todas as etapas de trabalho mais inteligentes, modernas e automatizadas.
Inteligência Artificial
Não pode-se negar que a Inteligência Artificial foi uma das tecnologias mais revolucionárias. Dentro das indústrias, ela permite que as máquinas se tornem mais independentes, prevejam erros e tomem decisões de forma autônoma. Como consequência, é possível ter resultados com maior rapidez e ao mesmo tempo, minimizar problemas.
Cloud Computing
O Cloud Computing utiliza a tecnologia em nuvem para virtualização dos serviços. Com isso, torna-se mais fácil a gestão de informações, além de garantir dados de maneira mais rápida e segura.
Outra vantagem do Cloud Computing é a sua maior mobilidade, já que ele ocupa menos espaço físico. É possível acessar os mesmos arquivos de diferentes computadores, celulares ou outros dispositivos de forma segura e quando for necessário.
Big Data
Já a Big Data tem como objetivo lidar com grandes volumes de informações e diversos conjuntos de dados relevantes para o setor logístico, com o objetivo de fornecer uma visão estratégica abrangente de toda a cadeia produtiva. Dessa forma, o setor logístico passa a ter uma visão mais ampla e estratégica de todo o fluxo produtivo da empresa.
Aprendizado de máquina
Também conhecido como Machine Learning, o aprendizado de máquina é a técnica de uma máquina automatizada de aprender e analisar criticamente as informações recebidas. Dentro da indústria, o Machine Learning auxilia nos dados relacionados à segurança e estoque, além de aumentar a agilidade e precisão dos equipamentos.
Benefícios da Logística 4.0
A logística 4.0 torna as operações mais organizadas e transparentes, além de trazer vantagens competitivas. Isso por si só já mostra os benefícios de se investir nessa abordagem, porém pode-se destacar outras!
1. Aumento da eficiência operacional
A automação de processos e da integração de dados permite que os gestores analisem de maneira mais aprofundada cada etapa da cadeia logística. Como consequência, torna-se mais fácil eliminar gargalos e tornar a operação mais eficiente.
2. Redução de perdas
Ao integrar tecnologias que promovem a visibilidade, previsibilidade e automação, a logística 4.0 contribui para uma redução substancial de perdas ao longo da cadeia de suprimentos, melhorando a eficiência operacional e fortalecendo a sustentabilidade das operações logísticas.
É nesse cenário que é possível adaptar metodologias, como o lean manufacturing, cross-docking ou just in time, a fim de reduzir as perdas de matéria-prima, bem como de produtos na logística de saída.
3. Informações em tempo real
Outro benefício da logística 4.0 é a possibilidade de informações em tempo real, já que a organização passa a controlar cada parte do processo produtivo e logístico. Como consequência, há uma redução de custos e aumento da eficiência operacional.
4. Aumento da satisfação dos clientes
Todo processo logístico que utiliza a tecnologia impacta diretamente na visão do consumidor sobre o serviço ou produto. Dessa forma, é possível aumentar a qualidade dos serviços, reduzir a ocorrência de erros de pedidos e aumentar a satisfação dos clientes.
5. Alta conectividade
A alta conectividade facilita a comunicação eficiente entre diferentes etapas da produção, melhorando a coordenação e a sincronização das operações. Como resultado, há uma maior visibilidade, tomada de decisão mais rápida e eficaz, e uma capacidade aprimorada de resposta a mudanças nas condições do mercado.
Conheça a ERPFlex
Se você chegou até aqui, pode perceber que o uso da tecnologia pode melhorar a eficiência de toda a cadeia de produção de uma indústria. Uma das soluções que podem auxiliar no gerenciamento da logística 4.0 é um software de gestão integrada, como a ERPFlex.
Somos um software que integra e automatiza processos e departamentos, incluindo a produção, compras, vendas, estoque, finanças, recursos humanos e muito mais. Nossa equipe é engajada e compartilha conhecimento na busca por melhores soluções para nossos parceiros!
Por isso, entre em contato com um de nossos consultores e conheça nossos produtos. E caso o texto de hoje tenha te ajudado, confira o blog da ERPFlex para mais dicas!