Para muitos empreendedores, montar um negócio é a etapa mais simples de todo o processo, pois para isso, basta ter um capital para investir e fazer a compra do material necessário. Ao empreender, todos desejam ter e aumentar a sua margem de lucro, para que o investimento inicial tenha retorno e o seu negócio de fato cresça e se desenvolva. Mas muitos não sabem como podem contribuir para que isso aconteça. Você é um deles? Então acompanhe nosso post!
Como calcular a margem de lucro
Primeiramente, é necessário analisar e entender o que é a margem de lucro. Existem dois tipos. O primeiro é o operacional, que é aquele resultante do cálculo de quanto de cada real em vendas termina como o lucro operacional (antes dos impostos) para o seu negócio.
O segundo, e não menos importante, é a margem de lucro bruta, que é a diferença entre a receita da empresa (líquida) e os custos de seu produto ou serviço, sem o desconto dos impostos e custos variáveis. Quando estes são descontados, temos então o lucro líquido.
Para medir a sua margem de lucro em cima de cada venda, deve-se seguir a seguinte fórmula:
Margem de lucro = (Valor do lucro/ Receitas) x 100
Se você ficou confuso, está começando um negócio ou se já tem um, mas deseja aumentar a sua margem de lucro de forma simples, fique atento às 5 dicas que vamos mostrar:
1. Velocidade
Você quer levar o seu negócio ao sucesso, certo? Mas para que isso aconteça, você precisa ser rápido no gatilho. Então, quanto mais rápida for a sua resposta ao pedido do cliente (isso inclui o tempo do pedido até a entrega), menor será o seu custo indireto relacionado por unidade produzida.
Na prática, isso significa que você terá uma margem de lucro mais significativa. Porém, existem outras medidas que são bastante efetivas para quem deseja elevar o lucro do seu negócio. Veja em algumas delas:
Ter um bom fornecedor pode fazer toda a diferença, pois se o consumidor precisar de um produto e você não tiver disponível no estoque, será possível fazer a reposição com rapidez sem deixar seus clientes na mão.
Como posso acelerar o sistema do pedido à entrega? Um sistema de gestão que faça o controle de estoque e dos pedidos pode ser uma boa ideia. Outra sugestão é apostar em uma transportadora que tenha uma boa reputação, porém que tenha um preço competitivo, pois, por meio dela, seu cliente receberá o produto com mais rapidez.
2. Up-sell e cross-sell
Essas são duas estratégias que podem aumentar as suas vendas e, por consequência, sua margem de lucro, já que você aumentará a velocidade das compras e, automaticamente, reduzirá o custo por venda.
Nesse caso, é importante estudar como aplicar o up-sell e cross-sell no seu negócio, de forma a aumentar seu valor médio de venda por cliente, a partir da venda de serviços ou de produtos complementares. Fazer esse estudo permite que o custo sobre o marketing dos seus produtos seja amortizado e, dessa forma, a sua margem de lucro sobe.
3. Retenção
Atualmente, a fidelização de clientes faz toda a diferença para um negócio, independentemente do segmento em que se atua, pois é mais fácil manter clientes comprando constantemente do que gastar todo o tempo em marketing investindo apenas em novos consumidores.
Claro que investir em potenciais clientes é importante. Mas os que já são fidelizados podem receber periodicamente e-mails com promoções e cupons de desconto. Isso faz com que eles se sintam exclusivos e tenham uma tendência maior de compra. Interessante, não?
É importante que, pelo menos a cada dois meses, a empresa faça um planejamento e execução de uma campanha para a atração de novos clientes, com ações periódicas, promoções relâmpago e capricho no atendimento, de forma a conseguir fidelizar também os novos clientes.
Até mesmo os pequenos negócios podem fazer ações simples e atrativas de marketing, como anúncios em jornais locais ou em sites de anúncios gratuitos pela internet.
Para essa atividade, as redes sociais são um elemento coringa, já que com anúncios gratuitos já se consegue uma visibilidade do seu negócio. E, se tiver um blog, melhor ainda, pois você pode investir em conteúdos interessantes sobre seus produtos.
Já para quem tem um negócio maior, é interessante contratar uma empresa ou pessoa que possa produzir esses conteúdos e criar um site. Independentemente do seu porte, o importante é que sua empresa apareça. Afinal, quanto mais pessoas souberem, mais interessados vão surgir, mais você vai vender e maior será a sua margem de lucro.
4. Gerenciamento do estoque
Para quem tem um negócio, seja de qual natureza for, é essencial que o estoque seja gerenciado de forma inteligente. Pessoas que negligenciam esse ponto, costumam ficar com produtos sucateados, que vão se deteriorando com o tempo e armazenamento (que muitas vezes é feito de forma incorreta).
Ou seja, você precisa se perguntar se consegue vender o seu estoque ou se vive perdendo parte dele. Uma opção viável é apostar em um sistema de gestão que inclua o controle de estoque, de forma que não falte nenhum produto, caso o cliente faça um pedido, mas também nem sobre demais no estoque, fazendo com que seus artigos fiquem parados.
Produto parado no estoque = prejuízo
Falta de produtos no estoque = cliente vai comprar em outra loja, ou seja, também implica prejuízo!
5. Use a tecnologia a seu favor
Por mais que você goste de sistemas antigos, planilhas e anotações, é praticamente impossível conseguir aumentar a margem de lucro do seu negócio e fazer com que ele cresça se você não investir em tecnologia. É uma realidade na vida da grande maioria das empresas e, quem fica de fora, acaba perdendo espaço para a concorrência.
Um sistema de gestão inteligente, que integra todas as etapas do negócio, assim como o ERP (saiba mais através do nosso artigo “o que é ERP“) ajuda consideravelmente a empresa a reduzir custos e aumentar sua margem de lucro.
Se você tem um negócio e ainda tem dúvidas sobre como conseguir aumentar a sua margem de lucro, a ERP Flex pode te ajudar. Faça um diagnóstico gratuito conosco hoje mesmo e veja como fazer o seu negócio crescer e se desenvolver!