Antes de explicar o que fazer para assumir os negócios de família é preciso contar que nos últimos 30 dias peregrinei visitando mais de 20 empresas e conhecendo um pouco melhor suas operações. Dentre alguns padrões que eu reconheci, um deles é o fato do sucessor ter assumido o negócio com o desafio de modernizar a empresa. Já tive a oportunidade de viver um cenário bem similar e sei o quanto é desafiador.
Quando fiquei a frente, pela primeira vez, de uma pequena empresa, consegui entregar um crescimento considerável e levar toda a gestão para um novo patamar. A única coisa que posso afirmar com certeza é que não é fácil, leva o dobro do tempo e muitas vezes dá vontade de desistir. Entretanto, é possível!
Se você acabou de assumir uma empresa e ainda não sabe exatamente como irá fazer tudo isso dar certo, escrevi esse artigo para te ajudar nessa empreitada.
Criei uma lista das minhas 5 maiores prioridades ao longo de um período de três anos, onde levei minha empresa de um crescimento de 7% para mais de 45% ao ano. Tudo que irei compartilhar é sobre a minha vivência prática, por isso, como tudo na vida, precisa ser testado, adaptado e aprimorado para seu negócio.
5 Prioridades ao assumir os negócios de família
1- Arrume a casa
Crescer e levar a empresa para um novo nível de gestão e performance é muito empolgante, porém, isso tudo é o resultado, logo, é o fim e não o meio. Para chegar longe o primeiro passo é se preparar para essa jornada. Como estamos falando de uma jornada empresarial, o negócio é ‘’arrumar a casa’’ para poder crescer.
A verdade é que a maioria dos empreendedores se preocupa pouco com a definição de processos, a estruturação da empresa e a criação de rotinas. E se perguntarmos o motivo principal para isso a maioria responderá: não tenho tempo. Não ter tempo para se organizar significa ter tempo para apagar incêndios (o que consome mais e é bem mais caro). Agora para quem realmente quer chegar longe e crescer, o que posso afirmar é: se prepare! Este sempre é o mais curto e melhor caminho.
Nesse ponto entra o gerenciamento da rotina, que tem como objetivo entender as formas de se gerenciar um processo, sem que passemos o dia a “apagar incêndios”. Num processo em geral, temos que ter o padrão estabelecido sendo cumprido. As anomalias que surgem têm que receber tratamento adequado, de forma a bloquear as causas de forma definitiva.
Para organizar sua empresa
Escolha uma área da empresa que não vai bem e inicie a arrumação por esse setor. Não tem outro caminho, gerenciar é resolver problemas. Defina o problema dessa área, tendo ciência de que problema é igual a resultado indesejado!
Para cada problema identificado defina um item de controle, por exemplo entrega com atraso, neste caso o item de controle será número de entregas com atraso. Crie um gráfico mostrando a situação atual e a sua meta.
Procure planejar atingir a meta em seis meses. Um excelente livro que me ajudou a atingir minhas metas foi o Gerenciamento da Rotina do trabalho dia-a-dia de Vicente Falcone.
Tudo que você fizer deve ser focado em atingir sua meta, todo o resto será perda de tempo. Crie uma rotina para acompanhar o impacto de cada uma das suas ações e analise como ela influencia o resultado desejado. Saiba que tudo que possui valor não acontece da noite para o dia, mais insista que você verá como resultado vem.
Na minha empresa, quando assumi, o maior problema era a falta de indicadores financeiros...a falta de previsibilidade de caixa, que não permitia a empresa criar um planejamento de longo prazo.
Outro problema era a falta de informação sobre as finanças da empresa o que acabava dificuldade a visão de evolução do negócio. Minha primeira ação foi estruturar o departamento financeiro e implantar um ERP. Em seis meses estávamos com ERP implantado e com visões de um ano da operação.
2 – Crie uma rotina de acompanhamento de resultados
Tudo que você foca, expande!
Lembra quando você comprou um novo carro e você via o mesmo modelo dele em todo lugar que você ia? Foi o carro que estava presente em todo lugar ou foi você que passou a reparar mais nele? Tudo que você foca se amplia, então olhar para seu resultado fará com que você entenda o que está funcionado e o que não está.
É muito importante ter informações que você possa confiar e assim, ter agilidade na extração desses dados (se estiver com essa dificuldade fale comigo por aqui que eu posso te ajudar).
A maioria das empresas possuem a reunião de abertura de mês, que busca mostrar o resultado de vendas, receita e lucratividade. Nessa reunião é importante debater o resultado e pensar em quais ações serão executadas no próximo ciclo para melhorar o desempenho.
Celebre cada conquista e entenda profundamente cada fracasso. Sempre trabalhe sobre a causa raiz e não sobre os resultados. Se o problema permanecer tenha certeza que a causa raiz não foi atacada.
Busque ajuda sempre, consultorias, cursos e empresas do seu segmento para trocar experiências. Esses são os melhores canais para solucionar esses problemas. Aqui na ERPFlex estamos sempre trocando experiências com outras empresas de tecnologia e estimulando nossos clientes neste mesmo processo.
3 – Descubra seus gargalos
Sempre existirão gargalos dentro de uma operação, a diferença é que alguns empreendedores sabem onde eles estão e enquanto outros não. O que torna sua empresa menos eficiente? O que diminuiu a velocidade do seu crescimento? Esse é seu gargalo e ele precisa ser eliminado.
Analise sua empresa por um todo e tente entender o que faz com que ela não seja maior. Em alguns casos são as vendas, outros é a capacidade de atendimento, isso sem falar que em outros pode ser a necessidade de estoque. Analise a fundo sua operação e liste seus 3 principais gargalos.
Tente entender onde cada um deles acontece e pense em um plano de ação para otimiza-los. Um excelente livro que explica bem a teoria das restrições é A Meta, obrigatório para quem tem gargalos na empresa.
No meu caso, o gargalo era marketing e vendas. O que eu passei um ano resolvendo era como fazer mais empresas conhecerem minha empresa, sem ter muito dinheiro para investir em marketing.
A partir daí, fiz muitas pesquisas, estudei empresas que estavam usando um novo modelo chamado Inbound Marketing e consegui, em 6 meses, triplicar o volume de oportunidades no comercial. Em seguida meu gargalo migrou para vendas, onde levei mais 6 meses para implantar um processo de vendas previsível e escalável.
4 – De Vendas e marketing para o resto da empresa
Independente do modelo de negócio que você assumiu, é em vendas e marketing onde acontece a grande transformação. É claro, que uma operação eficiente, um bom atendimento e um pós-venda são muito importantes, mas nenhuma outra área da empresa tem tanto potencial para colocar dinheiro dentro do negócio.
Logo, vendas e marketing deve ser observada da mesma maneira que olhamos para uma linha de produção. Precisa de métricas, processos e estratégia. Portanto, pense em como sistematizar os dois departamentos e gerar maior previsibilidade.
Em vendas e marketing é fundamental saber, de maneira bem clara, quem são os clientes. Entender como eles tomam decisões e como criar um processo de atendimento que os deixem encantados.
Outro ponto importante é ter indicadores e métricas que permitam entender como está o processo por um todo. Você precisa analisar o número de oportunidades de vendas geradas, ciclo de vendas, ticket médio de cada venda e taxa de conversão de cada etapa do seu processo de atendimento.
Invista sempre em capacitação do seu time de vendas e contrate os melhores talentos existentes no mercado. Esse processo faz toda a diferença, principalmente se você quer realmente chegar longe.
5 – Atraia talentos
Empreender na maioria das vezes é uma jornada solitária, cansativa e que necessita de muita resiliência. Por esse motivo meu mais importante conselho é: não vá sozinho! Ache pessoas com potencial e venda para elas seu sonho.
Você não consegue resolver tudo, nem possui todo o conhecimento para fazer sua empresa chegar mais longe, por isso, identifique quais áreas você precisa recrutar talentos e recrute.
Sem dúvida nenhuma um dos maiores desafios é, justamente, encontrar esses talentos. A boa notícia é que eles são como vírus, você só precisa achar o primeiro e os demais vêm por osmose. Um vai trazendo o outro e quando você olha, eles são a maioria. Foi exatamente assim na minha empresa, trazer os primeiros foi muito difícil, mas depois deles o resto ficou fácil.
Para os talentos comprarem sua briga você precisa ter um propósito, uma visão de futuro e muita vontade chegar longe. Gente boa percebe isso no ar, você nem precisa explicar muito.
Escalar uma empresa, crescer e se tornar referência é algo que consome muito tempo, é difícil e dá trabalho pacas, mais sem isso a vida de um empreendedor não tem nenhuma graça. Estamos aqui justamente para te ajudar nisso, com o Erpflex e com nossos conteúdos, um dia depois do outro, estaremos aqui para te ajudar a chegar mais longe.
Não desanime e nem pense que vai acontecer do dia para noite, mas saiba, que você pode chegar lá, só precisa colocar energia nisso e você verá como tudo se transforma.
Acredito ter esclarecido fatores sobre assumir negócios de família. Agora, você acha que faltou alguma coisa nesse artigo? Deixe seu comentário. Se curtiu não deixe de compartilhar, tem um amigo que acabou de assumir a empresa da família precisando ler isso agora.