Nas compras online, o consumidor não tem contato com o produto, mas apenas com o pós-venda. Por isso, é importante estar atento às condições que o seu produto é entregue.
Uma maneira de garantir uma boa experiência para o cliente é através do packing. Nesta fase, referente a entrega do produto, os itens são acomodados em uma embalagem segura para serem enviados ao destinatário final.
Continue lendo e saiba o que de fato é o packing e quais são as melhores formas de conduzir essa fase. Boa leitura!
O que é Packing
Packing é o termo utilizado para definir o processo de embalamento de um produto antes do envio para o consumidor, envolvendo atividades como a organização, embalagem e proteção do item. Seu principal objetivo é evitar perdas do pacote durante a entrega.
Por isso, é fundamental que esse processo seja executado em tempo hábil e de forma segura, para preservar o produto durante a entrega. Um processo de packing bem feito tem a capacidade de influenciar as percepções do consumidor sobre o produto, já que esta fase está diretamente relacionada à experiência de compra.
Além disso, o packing tem a função de reunir os itens em um volume só, facilitando a movimentação e preservação. Dessa forma, essa estratégia também ajuda a descaracterizar a embalagem e, dessa forma, evitar furtos.
Qual a importância do Packing
Não adianta oferecer uma boa experiência de compra agradável e deixar o processo de entrega de lado, certo? Nesse sentido, é importante dar uma atenção a essa fase do processo de vendas.
Redução de danos e perdas
A embalagem é projetada para proteger os produtos contra danos físicos, como impactos, choques e quedas, auxiliando na redução de danos e perdas. Além disso, a embalagem pode ser projetada com recursos de segurança, como selos invioláveis, prevenindo roubo ou manipulação não autorizada dos produtos.
Com isso, uma embalagem de alta qualidade é essencial com a qualidade do produto, já que clientes satisfeitos e a reputação da marca dependem da entrega de produtos em perfeitas condições.
Agilidade no transporte
Além da redução de custos, outra vantagem do packing é a agilidade no transporte. Por cumprir prazos de entrega e manter os clientes satisfeitos, as embalagens eficazes desempenham um papel fundamental.
Além disso, um bom processo de packing inclui informações de rastreamento, códigos de barras e etiquetas, facilitando a identificação e o rastreamento dos produtos durante o transporte. Isso é essencial para garantir a entrega pontual e precisa.
Satisfação do cliente
Produtos danificados devido a embalagens inadequadas podem levar a insatisfação do cliente e a devoluções. Por isso, ao oferecer uma embalagem segura e bem elaborada, se torna possível não apenas reduzir os danos e agilizar o transporte, mas também consolidar uma imagem positiva do negócio.
Também pode-se destacar o processo de packing como branding, já que muitas marcas investem em embalagens criativas que reforcem suas identidades visuais. Esta é uma forma simples e efetiva de causar uma impressão positiva e fixar a imagem da sua empresa na cabeça dos seus clientes.
Quais os principais métodos de packing
Após entender o que é packing e sua importância no processo logístico, é importante entender quais são os principais métodos de packing. São eles:
- enchimento solto: ideal para itens mais leves, é utilizado uma caixa maior do que o produto e os espaços vazios são ocupados com materiais soltos (isopor, espuma, papel).
- calçamento e escoramento: nesse método usa-se algum material resistente para reforçar a caixa e proteger certas partes do produto, direcionando toda a energia de possíveis impactos para a parte mais forte do produto.
- envolvimento: o produto é embrulhado com algum recurso como plástico bolha ou em embalagem inflável antes de ser inserida dentro da caixa.
- revestimentos moldados: é usado um revestimento feito com base na forma do produto, envolvendo o produto por completo.
Seleção de embalagens adequadas
Além dos métodos, é importante também escolher boas embalagens, já que muitas vezes ocorre o transporte por múltiplos modais e, assim, é preciso utilizar formas de proteger os itens em todo o processo.
Lembre-se de que a embalagem é o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Por isso, a embalagem deve estar em boas condições.
Melhores Práticas para Packing
Por ter influência direta na qualidade das entregas e na experiência final do consumidor, é preciso ter atenção no processo de embalar e preparar os produtos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas.
Não economize nos materiais
Embora seja compreensível que as empresas desejem controlar os custos, cortar custos excessivamente no packing pode resultar em prejuízos financeiros e problemas de reputação.
Por isso, não economize nos materiais, já que a função primordial da embalagem é proteger os produtos contra danos durante o transporte e o manuseio. Ao usar materiais de embalagem de baixa qualidade ou inadequados, pode haver produtos danificados, o que pode levar a devoluções, perdas financeiras e insatisfação do cliente.
Selecione bem as embalagens
Relacionado com os materiais de qualidade, escolher uma embalagem adequada, levando em conta as dimensões e o grau de vulnerabilidade do produto, é fundamental. Além disso, por conter itens que podem quebrar ou arranhar durante o envio, é importante envolvê-los com plástico-bolha, espumas ou outros materiais.
Faça a verificação dos itens
Quando o volume de pedidos é grande, pode acontecer erros no momento de seleção e separação de itens. Como solução e evitar confusões, na etapa de packing é importante fazer uma verificação final dos produtos quanto aos seus tipos e quantidade. Com isso, a
entrega será garantida de forma correta.
Coloque as etiquetas
Outra dica importante é colocar etiquetas, para que a entrega consiga ser realizada com sucesso. Nesse momento, são colocadas as informações de envio, que incluem dados como a ordem do pedido, endereço de entrega, código de barras e dados do cliente. Porém, essas informações podem variar de acordo com a empresa.
Já conhecia o que era o Packing? Não deixe de acompanhar o Blog da ERPFlex para conferir outras dicas!