O faturamento de uma empresa é um dos principais indicadores financeiros que qualquer empresário precisa entender ao iniciar um negócio. Isso porque, ele reflete diretamente o total de receitas que uma empresa gera em um certo período, sem considerar deduções de despesas. Sendo assim, ao compreender o tema, você ganha estabilidade para a saúde financeira e o crescimento no setor, além de ajudar também na tomada de decisões estratégicas.
Dessa forma, você vai descobrir nesse conteúdo o que é o faturamento, como ele se diferencia de outros indicadores financeiros, como o lucro. Além de aprender a calcular corretamente esse dado. Boa leitura.
Qual a diferença de lucro e faturamento de empresa?
Uma dúvida muito comum entre empreendedores ao entender o faturamento de uma empresa é a sua diferença para o dado de lucro.
Apesar de ambos serem indicadores importantes, eles não são o mesmo. Veja abaixo o que significa cada um desses conceitos:
Faturamento
O faturamento de uma empresa é o valor bruto que ela gera com as vendas de seus produtos ou serviços. Ele não leva em conta despesas, custos operacionais ou impostos. Por exemplo, se você vende 100 unidades de um produto a R$ 50 cada, seu faturamento será de R$ 5.000 (100 x 50).
Lucro
Já o lucro é o valor que sobra após subtrair todas as despesas do negócio. Entre eles, você pode incluir:
- custos de produção;
- folha de pagamento;
- aluguel;
- impostos;
- outros gastos operacionais.
Em outras palavras, enquanto o faturamento mostra o total gerado em vendas, o lucro revela o que efetivamente “fica” para o empreendedor.
Entender a diferença de faturamento de empresa para lucro é crucial para uma boa gestão financeira. Isso porque, muitas vezes, empresários focam apenas em aumentar as vendas, sem perceber que o número de despesas subindo, o que pode consumir todo o lucro do negócio.
Veja como calcular e os principais pontos a levar em conta
Agora que você entendeu mais sobre o conceito em si, podemos partir para o próximo passos. Dessa forma, aqui estão os principais passos para saber como calcular o faturamento da empresa:
Identifique as fontes de receita
A primeira etapa é identificar todas as fontes de receita do seu negócio. Por exemplo: se você tem uma loja física e um e-commerce, some o total das vendas realizadas em ambos os canais.
Nesse sentido, é importante considerar tudo o que entra no caixa: seja vendas de produtos, serviços ou até comissões dos funcionários.
Defina o período de cálculo
Nesse passo, você pode calcular o faturamento da sua empresa em períodos diferentes. Sendo assim de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Dessa forma, tudo depende diretamente do que é mais adequado para o seu tipo de negócio.
Empresas maiores geralmente fazem cálculos trimestrais e anuais, mas, para micro e pequenos empreendedores, o ideal é acompanhar o indicador mensalmente, o que permite ajustes mais rápidos nas operações.
Some os valores de todas as vendas
Com as receitas identificadas e o período definido, o próximo passo é somar todos os valores de vendas. Não inclua tributos ou impostos aqui, já que o faturamento é o valor bruto.
Fique atento à sazonalidade
Alguns tipos de negócios enfrentam variações sazonais que podem impactar o faturamento de uma empresa. Dessa forma, se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode vender mais no final do ano e em datas comemorativas.
Sendo assim, é importante acompanhar as variações de faturamento ao longo do ano e ajustar suas metas comerciais e estratégias de acordo com essas flutuações.
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