Para garantir o sucesso de uma empresa, é fundamental monitorar e avaliar o seu desempenho constantemente. É possível colocar isso em prática por meio de ferramentas como os indicadores de qualidade, que fazem toda a diferença em uma gestão empresarial eficiente. Neste texto, trazemos os principais indicadores que você pode utilizar em sua organização, as vantagens de adotá-los e como implementá-los da melhor forma possível. Acompanhe a leitura!
O que são indicadores de qualidade?
Indicadores de qualidade são instrumentos que avaliam e controlam o nível de excelência dos produtos e serviços de uma empresa. Eles fazem parte dos principais tipos de indicadores de desempenho de processos, conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs).
Basicamente, eles fornecem uma análise mais abrangente do nível de qualidade da empresa, permitindo que os gestores identifiquem o que é essencial nos processos para alcançar os objetivos empresariais.
Qual a importância dos indicadores de qualidade?
Os indicadores de qualidade são essenciais para melhorar o relacionamento com o cliente e valorizar a sua marca, pois visam superar as expectativas dos consumidores.
Eles também auxiliam no controle dos processos empresariais, facilitando a tomada de decisões. Isso porque eles fornecem informações para avaliar a performance dos colaboradores, além de ajudar na identificação de problemas.
Além disso, eles alimentam a melhoria contínua da empresa e de seus processos, permitindo um gerenciamento eficaz para os investimentos.
Quais são os 7 principais indicadores de qualidade?
Existem vários indicadores de qualidade para avaliar diferentes aspectos de uma organização. A seguir, falaremos sobre os 7 principais deles. Confira!
Indicador de eficiência
Esse indicador tem como foco a produtividade da organização, que está atrelada ao modo como ela utiliza os recursos e o nível em que eles se encontram. Isso inclui mão de obra, insumos, ferramentas e meios de transporte, por exemplo.
Por meio dele, é possível identificar problemas e averiguar se as ações da empresa geram resultados adequados e compatíveis com seu plano de crescimento.
A redução de custos é um aspecto destaque nesse indicador, uma vez que a coleta de dados permite propor ações de melhorias que diminuem os custos operacionais. Contudo, isso deve ser feito com cuidado, de forma a não prejudicar o consumidor final.
Indicador de eficácia
O indicador de eficácia diz respeito aos resultados que são alcançados na empresa e, por isso, analisa a realização de metas.
Para isso, ele apresenta dados como nível de satisfação dos clientes, durabilidade do produto, desempenho dos colaboradores e dos serviços e nível de contribuição para o crescimento do faturamento, por exemplo.
Dessa forma, é possível corrigir erros e pontos de melhoria, além de desenvolver novos projetos alinhados às necessidades dos consumidores. Consequentemente, a relação de confiança que eles possuem com o seu negócio aumenta e o seu faturamento também.
Indicador de efetividade
A efetividade, por sua vez, é o resultado da soma do indicador de eficiência com o indicador de eficácia. De forma resumida, ele visa avaliar se os objetivos propostos pela empresa são alcançados.
Para averiguar isso, é preciso considerar não apenas os recursos aplicados na empresa, mas também o impacto e a relevância que seus produtos e serviços possuem para os clientes.
Indicador de segurança
A segurança faz referência aos impactos dos produtos e serviços à saúde e à integridade dos clientes. Para isso, ela avalia se a empresa atende às exigências de segurança, certificações e padrões de segurança nacionais e internacionais.
No caso do uso e gerenciamento de dados, é necessário ter uma política de privacidade que atenda à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e todos os requisitos que envolvem esse processo.
Indicador de qualidade de satisfação
Como o próprio nome indica, esse indicador revela justamente a qualidade do relacionamento entre a organização e seus clientes. Nesse caso, é fundamental realizar pesquisas de satisfação para entender a opinião deles em relação a um produto ou serviço.
Além de entender a satisfação dos próprios clientes, ele pode ser aplicado à equipe da empresa, por exemplo, para avaliar o clima organizacional. Assim, é possível entender os pontos que precisam de melhoria.
Indicador de atendimento
Esse indicador considera um fator essencial para entender o desempenho de uma empresa: a opinião dos clientes. Se existem muitas reclamações, por exemplo, é um indício de que algo não está bom.
Aqui a experiência do cliente é muito importante, antes, durante e depois da venda. Por isso, é preciso acompanhar e avaliar a condução de todo esse processo, de forma a corrigir possíveis erros e conquistar a fidelização dos consumidores.
Indicador de turnover
Por fim, o turnover diz respeito à taxa de rotatividade dos funcionários de uma empresa. Basicamente, ele mostra se a empresa consegue reter seus talentos, por isso, uma taxa alta pode indicar que ela não é um bom lugar para trabalhar.
Isso significa que é muito importante acompanhá-lo para avaliar o clima organizacional, a motivação e a satisfação dos trabalhadores com a organização.
Vantagens de implementar indicadores de qualidade na empresa
Implementar indicadores de qualidade na empresa é uma forma de garantir que os produtos e serviços entregues aos clientes sejam de alto padrão e atendam às suas expectativas. Além disso, eles trazem outras vantagens para a gestão e o desenvolvimento dos negócios, como:
- Aumento de competitividade: permitem comparar o desempenho da empresa com o dos concorrentes, de forma a identificar os pontos fortes e fracos de cada um. Assim, é possível criar estratégias para se diferenciar e se posicionar como uma referência em seu nicho de atuação;
- Melhoria da satisfação dos clientes: os indicadores de qualidade ajudam a entender as necessidades e as expectativas dos clientes e a avaliar se elas estão sendo atendidas. Dessa forma, é possível melhorar a qualidade dos produtos e serviços continuamente;
- Otimização dos processos internos: eles facilitam o controle e a padronização dos processos da organização, reduzindo os riscos de erros, falhas e retrabalhos;
- Melhor uso de recursos: de forma geral, esses indicadores possibilitam eliminar os desperdícios de tempo, recursos e dinheiro, aumentando a produtividade e a eficiência da equipe;
- Estímulo à inovação e à melhoria contínua: essas ferramentas incentivam a busca por novas soluções e oportunidades de melhoria, tanto nos produtos e serviços quanto nos processos internos. Elas ainda permitem acompanhar as mudanças no mercado e nas preferências dos clientes, de forma que a empresa possa adaptar-se às novas demandas e tendências.
Como implantar os indicadores de qualidade?
Agora que você já sabe o que são os indicadores de qualidade e quais benefícios eles oferecem à uma organização, reunimos algumas dicas para ajudar a aplicá-los da melhor forma no seu negócio. Vamos lá?
Entenda os objetivos do seu negócio
O primeiro passo para aplicar os indicadores de qualidade na sua empresa é entender o que você deseja alcançar e como você vai medir o seu sucesso. Afinal, cada organização é única e o que é considerado sucesso para uma pode não ser para as demais, correto?
Por isso, é preciso definir os objetivos do seu negócio para escolher os indicadores mais adequados para cada situação de acordo com as especificidades da sua empresa.
Defina as métricas que você quer analisar
Uma vez que você sabe o que quer alcançar, é possível definir as métricas que você quer analisar. Elas devem ser simples, confiáveis, comparáveis e relevantes para a sua realidade.
Escolher as métricas de forma adequada é muito importante para que a organização consiga atingir os objetivos que ela propôs. Logo, é essencial verificar quais informações serão obtidas de cada métrica em específico.
Estabeleça a forma de coleta de dados
O modo como os dados serão coletados deve ser escolhido de acordo com o tipo de métrica, o objetivo do indicador, a fonte de dados, o período de análise e a frequência de atualização.
Ele deve ser simples, confiável, consistente e seguro, assegurando a qualidade dos dados. Além disso, é preciso definir não apenas os responsáveis pelo fornecimento dos números, mas também aqueles que farão a revisão.
Utilize metas para cada indicador
O próximo passo é estabelecer metas para cada indicador. Nesse estágio, é importante lembrar que as metas menores não se equivalem aos objetivos, mas sim complementam-nos. Isso porque o objetivo seria o final do caminho, enquanto as metas seriam cada um dos pontos percorridos até alcançá-lo.
Use um sistema de qualidade
Uma dica fundamental é contar com um sistema de qualidade para te ajudar. Com o apoio da tecnologia, você pode definir, monitorar e analisar todos esses indicadores com eficiência e praticidade, aprimorando os processos da sua empresa de acordo com suas necessidades.
Como o ERPFlex pode te ajudar
Um ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, que abrange todas as áreas e funções de uma organização. Isso significa que ele ajuda a integrar, padronizar e automatizar os dados e os processos de uma empresa, facilitando o controle e a análise dos indicadores de qualidade.
O ERPFlex foi criado há 17 anos com o objetivo de revolucionar a gestão empresarial de pequenas e médias empresas, com um software completo para atender as necessidades de diferentes organizações. Desde então, ele oferece praticidade, transparência e eficiência na rotina de mais de 2 mil empresas em todo o Brasil.
Por isso, se quiser implementar os indicadores de qualidade da melhor forma possível na sua empresa, conte conosco! Você pode entrar em contato e iniciar essa transformação hoje mesmo!
E se você gostou de entender mais sobre os indicadores de qualidade, acesse o nosso blog para acompanhar mais dicas e conhecer melhor o nosso serviço!