Se você já tem o seu empreendimento físico, saiba que pode aumentar as vendas e expandir o seu alcance através de negócios online. A loja física possui como principais limitações o horário de funcionamento e a localização. Esses pontos são resolvidos quando você tem um e-commerce, pois a loja online funciona 24 horas por dia e consegue alcançar consumidores além da sua região de atuação.
Para que você entenda todos os benefícios e os motivos de como investir em negócios online irá alavancar o seu negócio, preparamos este post com as seguintes dicas:
Negócios online: mais dinâmicos, versáteis e personalizados
Se em uma loja física as mudanças não acontecem com a rapidez que desejamos, no e-commerce tudo pode acontecer em alta velocidade. A burocracia, a falta de tempo, a falta de recursos e outros motivos que impedem as mudanças rápidas nas lojas físicas, deixam de ser motivos para que você consiga manter a sua loja online atualizada.
Com alguns poucos cliques, um produto novo pode ser cadastrado e colocado à venda, uma promoção de última hora com frete grátis pode ir ao ar e a divulgação de uma série de produtos nas redes sociais será possível. Essa rapidez do e-commerce permite que você consiga expandir o seu negócio físico para o online e alavancá-lo na internet.
Mais chances de alcançar nichos de mercado
Se o seu negócio é dedicado a determinado nicho de mercado, a internet é uma excelente oportunidade para que você consiga expandi-lo. Isso porque, na internet, você consegue alcançar consumidores do mundo todo que estejam precisando do seu produto, mas que não sabem onde encontrá-lo.
Ao montar o seu e-commerce e colocar à venda os seus produtos ou serviços, você estará a um passo de se tornar um referencial para toda uma comunidade.
Esteja aberto 24 horas por dia, sete dias por semana
A sua loja física tem um horário de funcionamento, certo? O seu e-commerce, não. As vendas continuam 24 horas por dia, sete dias por semana. Independentemente do horário, ela sempre estará aberta para que as vendas possam ser realizadas no momento em que os seus consumidores mais precisam.
Por mais que o consumidor não compre naquele momento, ter uma loja virtual facilita a exposição do produto, mesmo que seja para aquele momento de curiosidade. Atender bem significa estar disponível para quando houver demanda, e isso a loja online consegue suprir com excelência.
As vantagens de ter um estoque funcional
Na loja física, os produtos estão expostos para que os consumidores possam vê-los, tocá-los, e assim, ter uma experiência sensorial com eles. Partindo desse pressuposto, os produtos deverão estar à disposição – tanto nas prateleiras e vitrines, quanto no estoque. Já na loja online, você não precisa manter um estoque enorme do mesmo produto sem saber se ele venderá ou não. Para isso, tenha um estoque funcional.
O conceito de estoque funcional surgiu no Japão, por meio da fabricante de automóveis Toyota. Para que a fabricante se tornasse mais competitiva frente às montadoras dos Estados Unidos, ela adotou o seguinte conceito: primeiro vende-se, depois se produz. No caso de negócios online, você pode estabelecer parcerias com os fabricantes para que os estoques dos produtos representem o mínimo para garantir algumas vendas. Dessa forma, você aumenta os estoques de acordo com o volume das vendas e a demanda.
Reduzindo os custos operacionais
Faça uma relação de todos os gastos que você teria em manter duas unidades do seu negócio: uma física e uma online. Agora, compare com os gastos que você teria ao manter duas unidades físicas. Você vai chegar à conclusão de que manter duas unidades físicas custa muito mais do que expandir o seu negócio para a internet. Entre os motivos que podemos citar para essa redução, estão os custos com o pessoal de vendas, material de divulgação, estrutura física, móveis e equipamentos.
Mais opções de pagamento para o seu consumidor
Ao expandir o seu negócio para um e-commerce, você aumenta o leque de opções de pagamento para o seu consumidor. Além dos já tradicionais cartões de débito e de crédito, você pode acrescentar o boleto bancário, a carteira virtual (Paypal, Mercado Pago e outros) e a transferência online. Dessa maneira, o consumidor escolhe com mais calma a forma como vai pagar.
Segurança e praticidade para os seus clientes
Tanto os consumidores da região da sua loja física quanto as de fora dela, terão uma nova maneira de consumir o seu produto: de suas casas. Por vezes, a correria do dia a dia nos impede de ir até os estabelecimentos de que gostamos para comprar os itens necessários. Fica mais fácil fazer isso pela internet. Dessa forma, os consumidores poderão comprar pela internet e receber em casa ou comprar pela internet e agendar a retirada na sua loja. A compra online proporciona mais segurança, comodidade e praticidade para os seus clientes.
Contornando a crise econômica
As estimativas do mercado são de que os negócios online irão crescer, em média, 8% somente em 2016. Considerando o crescimento da economia, que para os próximos anos será negativo, aumentar os negócios em 8% é uma excelente opção. Apesar de tal previsão ser a primeira em que o e-commerce fica abaixo de dois dígitos, esse crescimento está ligado às bases que foram consolidadas no ano passado.
Um dos motivos para o crescimento dos negócios online em 2016 é o fato de que os consumidores aumentarem as compras feitas por dispositivos móveis, ou seja, tablets e smartphones. Esse tipo de venda representou 12% do total do faturamento em 2015, e a previsão é de que aumente para 18% em 2016.
É por meio das vantagens que apresentamos que você pode garantir o crescimento saudável e sustentável do seu negócio para além das fronteiras da sua região. Se hoje o seu negócio local é reconhecido pelo bom atendimento e pelos produtos certos para o seu tipo de público, amanhã ele será reconhecido por mais pessoas ao estar presente na web.
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