O portal do representante, assim como o portal do revendedor, vem se tornando tendência dentre as empresas, não somente no Brasil, mas em todo mundo.

O motivo para que as empresas estejam optando por essa inovação é aumentar suas vendas e transformar suas marcas em referências nos seus segmentos, contando com a ajuda da tecnologia, que por sinal, está em constante avanço.

Além disso, a criação destes portais acompanha uma outra tendência que está mais ligada à maneira como as pessoas se relacionam com o tempo e a qualidade, ou seja, eles buscam por interações onde a comunicação, embora sucinta, se faça de forma mais completa e de maneira a se tornar mais ágil e eficiente.

Sendo assim, podemos explicar, de forma simplificada, que o portal do representante é um canal de comunicação entre a empresa e os representantes de vendas.

 

Qual a função do representante?

Antes mesmo de adentrarmos mais profundamente nas funções do portal de vendas, precisamos deixar claro a responsabilidade e a importância de um representante, que por sinal, vai além do que a maioria das pessoas entendem como sendo sua função, que é vender!

Entretanto, ele significa muito mais para a empresa representada do que apenas números, isso porque ele realiza uma busca incansável por novos clientes e é o grande responsável por fazer com que os produtos ou serviços cheguem a cada um de desses compradores. Portanto, levando em consideração que, uma grande parte da sua responsabilidade é ser a ponte entre empresa e clientes, ele também possui a responsabilidade de manter a imagem da marca levando em consideração sua missão e seus valores.

Com relação às vendas em si, antes mesmo de começar uma negociação, é função do representante conhecer muito bem o produto ou serviço com o qual trabalhará, e claro, conhecer seu público alvo. Levando em consideração que cada venda gera algum tipo de custo para a empresa (como por exemplo com telefone, internet, gasolina, salários, etc), a questão de acertar o público alvo passa a ter uma importância cada vez maior.

Justamente por isso, em geral, as empresas tendem a contratar representantes que possuam experiência no ramo e, por consequência, possuam uma carteira de clientes.

Outra peculiaridade dos bons representantes é que, em geral, por conhecerem os prós e os contras dos produtos ou serviços vendidos, eles não “empurram” a venda a qualquer custo. Esse tipo de venda forçada tende a gerar uma grande taxa de cancelamentos e devoluções que, nos dias de hoje, acabam tomando grandes proporções através da viralização de reclamações nas mídias sociais.

 

Qual a importância do portal do representante?

Bem, entendido que o representante é aquela pessoa que ajuda a propagar a empresa, elevar a popularidade da marca e o aumento de vendas, podemos explicar qual a função do portal do representante, tanto do ponto de vista do vendedor, quanto do ponto de vista da empresa.

Os portais, em geral, são desenvolvidos de maneira a oferecer uma permissão on-line através de login e senha, onde o usuário passa a ter acesso a um ambiente restrito alocado na internet. Tendo como principal função a comunicação, o portal do representante disponibiliza diversos tipos de conteúdo contendo detalhes técnicos sobre utilização e aplicação de produtos (como catálogos, por exemplo), bem como suas apresentações, treinamentos e cursos, notícias sobre o ramo de atividade e assim por diante.

Além disso, a comunicação direta também é foco do portal do representante, desta maneira, representantes podem tirar dúvidas e enviar sugestões à empresa.

Outro ponto positivo dos portais é que em geral, eles oferecem um sistema de gestão que visa facilitar o dia a dia do representante e da empresa. Esse tipo de sistema, oferece, por exemplo, a possibilidade de o representante ter acesso ao estoque da empresa, desta maneira, não existe o risco de vender algum produto que não esteja em estoque, ou mesmo, dar ênfase e criar campanhas para algum produto que esteja com um estoque acima do considerado como sendo saudável.

O sistema de gestão ainda oferece a oportunidade de o representante consultar suas vendas, suas metas, emitir relatórios e até mesmo, registrar possíveis reclamações realizadas por seus clientes.

De forma clara e sucinta, todas essas ações visam um objetivo específico para a empresa: o aumento do lucro!

Escrevemos um artigo que explica, de maneira mais aprofundada, sobre a profissão Representante de vendas.

 

Como criar um portal?

Para criar um portal do representante é necessário contar com uma estrutura básica e é disso que falaremos neste item.

Num primeiro momento, será necessário que o portal seja desenvolvido, para isso, um desenvolvedor pode ser contratado, entretanto, existem inúmeras agências que contam com uma estrutura melhor e que podem realizar essa tarefa oferecendo maiores garantias e suporte. O suporte, por sinal, é o setor que garante que o portal esteja sempre “no ar” e em pleno funcionamento.

Um ponto de atenção na estruturação do portal do representante é que ele deve contar com um sistema de gestão que possibilite as funções acima citadas, como a emissão de relatórios, consultas de vendas, comissões e controle do estoque.

Uma vez estruturada e em pleno funcionamento, num primeiro momento, será preciso realocar algum funcionário para que ele fique responsável pela interação com os representantes através do portal. É muito importante que a empresa faça o possível para responder aos questionamentos do representante o mais rápido possível, essa agilidade pode garantir uma nova venda!

Bem, esperamos que o portal do representante tenha sido bem esclarecido. Nos próximos artigos voltaremos a falar no tema, por isso, fique atento e assine nossa Newsletter. Para saber mais sobre sistemas de gestão que podem ser inseridos no seu portal do representante, entre em contato com um dos nossos especialistas.


 

Postar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas